Tempo de leitura: 2 minutos

Caravanas Educação Já: uma jornada para mobilizar o Brasil pelo Ensino Público

|

Com as eleições para presidência e governos estaduais que se aproximam, o ano de 2022 promete ser agitado. E, se quisermos um Brasil diferente, a Educação tem de estar no centro do debate, do bar à TV, do ônibus às reuniões de poder. Pensando nisso, o Todos Pela Educação está rodando o País com as Caravanas  Educação Já, uma jornada por todas regiões brasileiras para ouvir e mobilizar sociedade civil e lideranças locais de diversos setores em nome da causa da Educação Básica Pública neste ano decisivo. 

Nesta semana, nossa parada é em Fortaleza, no Ceará. Nessa e em todas as demais cidades que percorreremos, a equipe do Todos fará conversas e troca de reflexões com a comunidade escolar local, encontros individuais com os principais pré-candidatos ao governo estadual e mobilização do debate com formadores de opinião, entre jornalistas, empresários e influenciadores. Durante os encontros com  pré-candidatos, os representantes do Todos apresentarão um conjunto de propostas de políticas educacionais reunidas no documento Educação Já 2022

“Essa é uma iniciativa inédita de articulação política e mobilização social em torno de um assunto que não pode mais ficar para depois”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, que lidera as caravanas ao lado do diretor-executivo do Todos, Olavo Nogueira Filho. Ela lembra que “o Educação Já 2022 traz uma agenda sistêmica para contribuir com a Educação das próximas gestões estaduais e federal”. Olavo Nogueira Filho completa: “Como força propulsora do desenvolvimento do País, a Educação Básica Pública ganhará força e qualidade com a fermentação do debate nos estados”.

 

Educação Já 2022: um conjunto de recomendações para mudar o ensino

O documento Educação Já é uma iniciativa liderada pelo Todos, mas construída a muitas mãos, com especialistas, educadores e organizações do campo educacional. O material traz diagnósticos detalhados e soluções concretas em dez temas estruturantes da Educação Básica e pública que podem orientar a atuação das gestões eleitas em 2022 e a agenda educacional do país na próxima década. A partir de setembro do ano passado, o Todos fez circular uma versão para debate da agenda de propostas, em um longo processo de escuta que compôs a versão final do documento.

+CONHEÇA NO DETALHE O DOCUMENTO EDUCAÇÃO JÁ

 

Participe

Em um País continental como o Brasil,  avanços no desenvolvimento da nação pedem a mobilização nos municípios e estados. Por isso, para garantir um ano eleitoral em que Educação não fique de fora das discussões mais importantes, precisamos unir esforços, disseminar conteúdos de qualidade e movimentar nossas redes. Embarque com a gente na Caravanas Educação Já: compartilhe nossas postagens nas mídias sociais do Todos Pela Educação e coloque o assunto do Ensino Público no seu trabalho e dia a dia.

 

Confira todos os locais que estamos percorrendo

Parada 1: Vitória, Espírito Santo

Parada 2: Teresina, Piauí

Parada 3: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Parada 4: Goiânia, Goiás

Parada 5: Maceió, Alagoas

Parada 6: Curitiba, Paraná

Parada 7: Salvador, Bahia

Parada 8: Belo Horizonte, Minas Gerais

Parada 9: São Paulo, São Paulo

Parada 10: Recife, Pernambuco

Parada 11: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Parada 12: Belém, Pará

Parada 13: Fortaleza, Ceará

Parada 14: São Luiz, Maranhão