Acessibilidade - Todos Pela Educação

Acessibilidade

O website do Todos pela Educação foi concebido e desenvolvido de forma a oferecer o máximo de autonomia, segurança e utilidade a todas às pessoas, principalmente pessoas com deficiência.

A acessibilidade das páginas segue as recomendações internacionais de acessibilidade web do W3C (World Wide Web Consortium) através do documento WCAG 2.1 (Web Content Accessibility Guidelines ou Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web).

O website tem sua acessibilidade aprovada por validação automática - através da utilização de softwares – e por validação manual realizada tanto pela equipe de especialistas da Goodbros quanto por uma equipe teste composta de pessoas com deficiência. Desta forma, oferecemos a experiência de usabilidade do website única, respeitando as particularidades de cada pessoa.

A barra no topo oferece alguns recursos importantes para uma melhor experiência:

  • Opção para alto contraste das cores das páginas;
  • Atalhos ao conteúdo principal, menu e rodapé;
  • Navegação 100% via teclado com foco visível;
  • Campo de busca

O website também foi preparado com algumas teclas de acesso rápido, para funcionarem como atalho e, assim, facilitar a navegação. Basta digitar os comandos a seguir:

ALT + 1, salta diretamente para o início do conteúdo principal da página;
ALT + 2, salta diretamente para o início do menu principal;
ALT + 3, salta diretamente para a esta página (Acessibilidade);
ALT + 4, salta diretamente para a página de contato do site, onde você poderá tirar dúvidas ou deixar suas sugestões.
ALT + 5, salta diretamente para o rodapé.

Estes atalhos podem ser utilizados nos navegadores Internet Explorer e Chrome.
No Firefox, há uma pequena diferença: deve-se teclar simultaneamente Alt + Shift + número correspondente. No Opera, a combinação de teclas é Shift + Escape + número correspondente.

Em qualquer navegador, você também pode ajustar o tamanho das fontes através dos seguintes comandos no teclado:

Ctrl + "+" (sinal de adição), aumenta o zoom na tela, ampliando as fontes e imagens, até 300% ou 500% (dependendo do navegador);

Ctrl + "-" (sinal de subtração), diminui o zoom na tela, reduzindo as fontes e imagens, até 25% ou 30% (dependendo do navegador);

Ctrl + 0, volta ao tamanho padrão de 100%.

Embora as páginas web tenham passado nas validações, acreditamos que a acessibilidade de um website é uma atividade contínua. Por este motivo, oferecemos um canal de comunicação no menu principal chamado “Contato”, onde você pode enviar seus comentários sobre sua experiência em nossas páginas. Se encontrou alguma dificuldade ou deseja compartilhar alguma sugestão de melhoria em nossa acessibilidade, mande uma mensagem para a gente.

Gratidão!

TOP