PRIMEIRA INFÂNCIA

menina branca de cabelos encaracolados sorri

Conhecendo os desafios do Brasil e a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano e social, o Todos Pela Educação dedica esforços significativos a contribuir com o avanço das políticas públicas para a Primeira Infância. Além de estar presente nas diversas iniciativas da nossa trajetória, especialmente produções técnicas, o tema ganha maior centralidade a partir do Educação Já 2022 e resulta em uma articulação intensa, ainda em andamento, com o poder público em 2023. Explore e entenda!

Bebê

O QUE É PRIMEIRA INFÂNCIA

A primeira infância é a fase que corresponde aos primeiros seis anos de vida. Essa fase é considerada como uma “janela de oportunidade”, pois é quando diversas estruturas do cérebro estão em formação e há a aquisição de capacidades fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades futuras mais complexas (NCPI, 2014). Por isso mesmo, as experiências vivenciadas na primeira infância impactam ao longo de toda a vida. Esse período estabelece as bases para a saúde, o bem-estar, os processos de aprendizagem e as capacidades de criação e produção de uma pessoa, impactando, inclusive, na saúde e no bem-estar da próxima geração (Unicef, 2006).

Sobre fundo azul, menino pardo sorri

AGENDA PRIORITÁRIA PARA O TODOS

A fim de contribuir com uma ampla agenda de prioridades para os governos eleitos ou reeleitos no pleito de 2022, o Todos Pela Educação lançou Educação Já, uma produção técnico-política construída a várias mãos, para incentivar e apoiar a construção de um plano sistêmico para a Educação Básica brasileira nas próximas gestões federal e estaduais. 

As produções abrangem 13 temáticas, entre elas, Primeira Infância, feita em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV). Além da ampla divulgação em eventos e redes sociais, o conjunto de documentos foi apresentado à secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, na primeira semana da nova gestão, apontando a necessidade de esforços excepcionais nessas áreas.

Menina faz vê da vitória com mão direita

UMA SEMENTE NO CONSELHO

Em maio de 2023, a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, passa a integrar voluntariamente o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável – órgão consultivo vinculado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (CDESS), também conhecido como “Conselhão”.

pés de recém-nascido amparadas por uma mão branca e outra negra

SOBRE O GRUPO DE TRABALHO (GT) PRIMEIRA INFÂNCIA

Em agosto de 2023, acontece a instalação do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância, um dos oito grupos temáticos criados e instalados no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável no mesmo ano. O Todos Pela Educação e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) são escolhidos como responsáveis pela relatoria técnica das atividades do grupo. Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, coordena o GT.

Diversos outros representantes da sociedade civil participam do GT, cujos objetivos principais são buscar elevar a prioridade para a pauta na agenda do Governo Federal, de forma transversal entre os diferentes ministérios, e contribuir para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, com foco no período da gestação até os seis anos de idade.

Vista de cima pra baixo de criança indígena

DIALOGAR, IMERGIR E APRENDER COM O BRASIL

>> Discussões técnicas

O cronograma de atividades do GT, do qual o Todos e a FMCSV são relatores técnicos, inclui uma série de discussões, rodadas de escuta e encontros técnicos para subsidiar a construção de uma nova política para a Primeira Infância no Brasil. Um marco desse calendário é o Seminário Primeira Infância: O Brasil aprendendo com o Brasil, em Recife, em novembro de 2023.

 

>> Imersões

Outra atividade presente no cronograma do grupo de coordenação do GT Primeira Infância é ter contato direto com as melhores experiências brasileiras para conhecer e aprender com elas, tendo como principais referências os casos que acontecem em solo brasileiro e podem inspirar uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. As imersões acontecem nas cidades de Recife, Fortaleza, São Paulo e Boa Vista, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024. Acompanhe nas redes sociais do Todos!

Últimas atualizações

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1