Tempo de leitura: 3 minutos

Todos Pela Educação e FMCSV na relatoria técnica do GT da Primeira Infância do “Conselhão”

|

Instalação do grupo de trabalho, vinculado ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República, acontece nesta quarta-feira (23), em Brasília.

O Todos Pela Educação participou, nesta quarta-feira (23), do evento de instalação do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância, criado no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), também conhecido como “Conselhão”, órgão consultivo vinculado à Presidência da República. O Todos e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) serão responsáveis pela relatoria técnica das atividades do grupo.

Assista

Este é um dos oito grupos de trabalho formados a partir do “Conselhão” que serão instalados ainda neste ano, e será coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, que integra o Conselho desde o início do ano em caráter voluntário. 

Diversos outros representantes da sociedade civil participam do GT, cujos objetivos principais são buscar elevar a prioridade para a pauta na agenda do Governo Federal, de forma transversal entre os diferentes ministérios, e contribuir para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, com foco no período da gestação até os seis anos de idade. Esta é uma das medidas prioritárias do documento Educação Já, coordenado pelo Todos Pela Educação e que teve sua segunda edição lançada em 2022. 

Como relator técnico, o Todos Pela Educação acompanhará as atividades do grupo, aportará conhecimentos e coordenará a produção do relatório final do GT.

Conforme anunciado no evento, o documento será apresentado ainda neste ano e reunirá uma série de medidas para o avanço de políticas públicas de caráter intersetorial.

“O grupo de trabalho é uma iniciativa de um conselho da sociedade, junto com o governo. Estamos, juntos, dispostos a fazer essa grande revolução. Um país que cuida da primeira infância, cuida da família. Um país que cuida das famílias, cuida de toda a sociedade. Precisamos ter no Brasil a melhor, a mais impactante, a mais robusta e forte política para a primeira infância do mundo. Temos que fazer isso, temos condições. Se não agora, quando? Chegou o momento de a gente trabalhar pelas nossas crianças”, destacou Priscila.

Para Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, é preciso a união de todos em torno do tema. “Avançamos muito, mas a realidade ainda é dura: um terço das crianças de 0 a 6 anos está na pobreza. São crianças pretas, pardas e indígenas sem condições de alcançarem os estímulos que precisam para que o desenvolvimento possa acontecer. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou.

Instalação do GT

Estiveram presentes na cerimônia no Palácio do Planalto o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, membros do Conselhão e os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), coordenador do CDESS; Camilo Santana (Ministério da Educação); e Wellington Dias (Ministério do Desenvolvimento Social); além de representantes dos ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.

Também compareceram gestores públicos estaduais e municipais, representantes de organizações da sociedade civil, especialistas e pesquisadores do tema.

“A criação do GT efetiva um espaço importante de diálogo entre a sociedade civil e o poder público. É desse trabalho multissetorial e do envolvimento dos diferentes ministérios que deve partir uma política nacional para a Primeira Infância que integre educação, saúde, alimentação, assistência social e outras áreas fundamentais para o desenvolvimento pleno de toda criança. Por este caminho poderemos avançar em direção ao país que queremos, socialmente justo e economicamente desenvolvido”, destacou Priscila.

Leia também:

Priscila Cruz integrará Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, órgão consultivo do governo federal – Todos Pela Educação 

Conheças as recomendações para políticas de Primeira Infância do Educação Já 

Primeira Infância – o que é e quais são os impactos na vida adulta