Tempo de leitura: 2 minutos

Posicionamento sobre entrevista do ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao programa CANAL LIVRE

|

Em entrevista no domingo, 18/04, ao programa Canal Livre, da Band, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, insinuou que o posicionamento do Todos Pela Educação sobre o homeschooling (educação domiciliar) estaria associado à defesa de interesses de escolas privadas. Na ausência de argumentos para refutar uma ideia, o ministro da educação opta pelo ataque gratuito e sem fundamento a uma organização da sociedade civil, com longo e relevante histórico de serviços prestados à causa da Educação Básica brasileira.

O Todos é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, suprapartidária e 100% financiada por recursos privados. É o modo de assegurar sua independência crítica diante de qualquer governo de ocasião, desafiar o que precisa ser desafiado e sugerir mudanças para o que precisa ser mudado. Não recebemos nenhum dinheiro público justamente para garantir nossa isenção nas críticas aos  equívocos e também elogiar acertos livremente de governantes e gestores – seja do MEC, seja do legislativo, seja dos governos estaduais e municipais em todo o Brasil.

Se fôssemos defensores de interesses privados na Educação, como sugere o ministro da educação, não teríamos divulgado posicionamento tão crítico à expansão do Ensino à Distância em universidades particulares . Também não teríamos sido contrários à destinação de recursos do Fundeb para escolas básicas privadas.

Lamentamos que, enquanto o Todos questiona a Educação domiciliar com evidências, dados, informações e experiências, o ministro a defende com base meramente nas premissas ideológicas do governo que representa. Enquanto o Todos questiona a prioridade dada ao tema, num momento de urgências devido à pandemia da Covid-19 e suas consequências trágicas sobre alunos e escolas, o governo Bolsonaro enxerga o homeschooling como a única grande prioridade legislativa da Educação para 2021.

O Todos Pela Educação é mantido por mais de 30 instituições, entre fundações, institutos, empresas e pessoas físicas, que apostam no trabalho de uma organização técnica, cuja missão é melhorar a qualidade da Educação Básica com equidade para todos os alunos  brasileiros.

Esta lista pode ser encontrada em nosso site, com transparência e senso de responsabilidade. Temos orgulho do apoio e da confiança de cada um dos nossos parceiros. É prática desde de nossa fundação, respaldada pela nossa governança, a independência das decisões da equipe executiva em relação aos posicionamentos, que são ancorados nos estudos e análises técnicas.

Nossa ação se dá em nome do interesse público, da escola pública e da igualdade de oportunidades para todos os brasileiros – algo possível somente quando tivermos uma Educação pública de efetiva qualidade.