Grupo de Trabalho do ‘Conselhão’ apresenta recomendações para política de Primeira Infância ao ministro Alexandre Padilha
Coordenadora do Grupo de Trabalho, Priscila Cruz cobrou compromisso do governo com o tema; relatório final deve ser entregue ao presidente da República nas próximas semanas.
O Grupo de Trabalho Primeira Infância apresentou ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (13), um conjunto de recomendações para a construção inédita de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.
As propostas constam no relatório final do GT, que reúne evidências científicas e analisa avanços legais de políticas públicas conquistados ao longo das últimas décadas, além de mostrar por que a política tem o potencial de ser o grande motor de enfrentamento à pobreza e às desigualdades socioeconômicas no país.
ACESSE O RELATÓRIO COMPLETO OU LEIA O SUMÁRIO EXECUTIVO
A entrega marca o resultado dos trabalhos iniciados em agosto de 2023, com a instalação do GT pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), “o Conselhão”, vinculado à Presidência da República e sob a liderança da SRI. Na reunião com o ministro Padilha, Priscila Cruz destacou o potencial da política de Primeira Infância no combate à pobreza, à fome e às desigualdades, e cobrou que o tema esteja entre as prioridades da gestão federal.
Sobre o Grupo de Trabalho Primeira Infância
Com pesquisas, escutas com múltiplos atores e imersões pelo Brasil, o Grupo de Trabalho Primeira Infância tem como objetivo elevar a prioridade da pauta na agenda do governo federal, de forma transversal entre os diferentes ministérios, e colaborar para a criação da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.
Como relatores técnicos, o Todos Pela Educação e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal participaram (de forma voluntária) das ações e produções do grupo, incluindo a elaboração do relatório final. A expectativa é que a entrega desse trabalho ao presidente da República ocorra nas próximas semanas.
Conheça as iniciativas do Todos Pela Educação voltadas à Primeira Infância