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Educação Que Dá Certo: Novas publicações analisam avanços nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Recife

O projeto, que mapeia e dissemina experiências bem-sucedidas nas redes públicas de ensino do Brasil, lança duas novas publicações.
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas em um ambiente educacional ou de treinamento, acompanhando atentamente uma explicação sobre o uso de impressoras 3D. No centro, um homem de cabelos presos e óculos inclina-se para a frente, apontando para a tela de um notebook enquanto explica algo ao grupo. Atrás dele, há uma bancada com impressoras 3D em funcionamento, com carretéis de filamento azul montados acima delas. O ambiente tem uma parede amarela ao fundo e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural. O grupo é composto por homens e mulheres de diferentes idades e estilos, muitos usando crachás azuis, sugerindo um evento ou capacitação. Algumas pessoas observam atentamente o instrutor, enquanto outras olham para os equipamentos. A cena transmite um clima de aprendizado, colaboração e interesse por tecnologia e inovação.

O projeto Educação Que Dá Certo, que mapeia e dissemina experiências bem-sucedidas nas redes públicas de ensino do Brasil, lança duas novas publicações que aprofundam a análise sobre as redes municipais do Rio de Janeiro e de Recife. Ambas as redes ilustram caminhos de inovação e gestão eficiente na Educação Básica, trazendo aprendizados importantes para outros gestores públicos.

O Educação Que Dá Certo é uma iniciativa dedicada a analisar e divulgar experiências bem-sucedidas nas redes públicas de ensino. O projeto busca valorizar os profissionais que fazem a diferença e inspirar gestores de todo o país a implementar soluções concretas e eficazes. Investir em educação de qualidade é possível, necessário e transformador, e o Brasil tem muito o que aprender com o Brasil.

Na rede carioca, o estudo destaca a expansão e inovação na Educação Integral, com o aumento expressivo das matrículas em tempo integral e a implementação dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs). Essa estratégia não apenas ampliou a oferta, mas também criou um modelo diferenciado para as escolas de jornada ampliada, que combina tecnologia, aprendizagem ativa e projetos interdisciplinares. Entre 2021 e 2024, a rede saltou de 37% para 50% das matrículas em tempo integral, priorizando estudantes em territórios mais vulneráveis.

BAIXE O DOCUMENTO SOBRE O CASO DO RIO DE JANEIRO

Recife apresenta um caso relevante de ampliação de vagas em creche. Com ações coordenadas, a gestão municipal conseguiu dobrar o número de vagas para crianças de 0 a 3 anos entre 2021 e 2024. A iniciativa envolveu a criação de novas unidades, parcerias estratégicas e a centralização das matrículas, garantindo um atendimento mais eficiente e equitativo às crianças em maior situação de vulnerabilidade.

BAIXE O DOCUMENTO SOBRE O CASO DO RECIFE

Educação Que Dá Certo e Educação Já Municípios: integração de agendas

O projeto Educação Que Dá Certo se aproxima da iniciativa Educação Já Municípios, criada para apoiar as gestões municipais no fortalecimento da Educação Básica. O alinhamento entre as duas agendas permitirá que cada estudo de caso corresponda a uma das 20 diretrizes da mandala sistêmica do Educação Já Municípios. As redes municipais do Rio de Janeiro e de Recife, por exemplo, estão vinculadas às diretrizes de Ensino Integral e Acesso à Creche, respectivamente.

Acesse o documento Educação Já Municípios 2025 para conhecer todas as 20 diretrizes

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