Tempo de leitura: < 1 minuto

Divulgação de Saeb e Ideb 2021 traz risco de comparações indevidas

|

Hoje (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021. Já comentamos em nota técnica ontem sobre os cuidados que precisam ser tomados nas análises desses dados. Os números apresentados são dados relevantes e necessários, porém com possíveis distorções ocasionadas pelo contexto atípico da coleta das informações e aplicações das provas, ocasionado pela pandemia da Covid-19. É o que mostra a nova nota divulgada pelo Todos.

< VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA AQUI >

Esse é o primeiro Saeb após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial. Apesar do esforço do Inep, a taxa de participação dos estudantes na avaliação caiu, em média, 10 pontos percentuais em relação à última edição. Já em relação ao Ideb, as taxas de aprovação tornam a comparação impossível, uma vez que as redes de ensino lidaram de forma diferentes com a aprovação dos alunos durante a pandemia. 

O Todos Pela Educação recomenda que esses dados devem ser utilizados pelas redes de ensino e escolas no intuito de terem mais informações para guiar suas ações de recomposição de aprendizagem.