Tempo de leitura: 7 minutos

#TodosContraOCorona: apoiando a Educação em tempos de pandemia

|

Somando mais de dois meses de suspensão das aulas, a Educação não será a mesma nas aulas presenciais. Em tempos de pandemia tudo mudou na dinâmica escolar de maneira repentina diante da disseminação do novo coronavírus pelo mundo: o vínculo entre estudantes com o ensino e os professores, os suportes materiais do ensino remoto, as dinâmicas nos estudos e realização das tarefas. 

+LEIA MAIS: PARA AMENIZAR O IMPACTO DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO PRECISAMOS DE UM FUNDEB REGULAMENTADO – ENTENDA O QUE MUDA NO NOVO FUNDO

 

Frente a essa situação fora do comum e emergencial, o Todos Pela Educação incorporou ao seu trabalho de início de ano iniciativas de apoio ao poder público educacional e às famílias no contexto da pandemia da Covid-19. Estamos em casa, mas trabalhando pela Educação, sabendo que um ensino público de qualidade será peça fundamental para a superação desta nova crise. Veja a lista de nossas ações abaixo.

 

 

Segunda parte da série Covid-19: Impacto Fiscal na Educação Básica – Municípios, do Todos Pela Educação e Instituto Unibanco
As redes municipais de ensino brasileiras podem perder até R31 bilhões em arrecadações devido à crise causada pelo novo coronavírus. Esse cenário fiscal crítico exige apoio imediato do Governo Federal e a aprovação do Novo Fundeb para alavancar a recuperação das redes a partir de 2021. Leia e participe desse debate!

⧫ Panoramas da Educação Básica dos Estados e Capitais Brasileiras
Como está a Educação em sua cidade ou região? Em anos de eleições municipais e de crise da Covid-19, um diagnóstico preciso da área é crucial para formular soluções e rearranjar os recursos. Por isso, o Todos lançou um conjunto de documentos de monitoramento educacional para apoiar as análises dos gestores públicos. Vamos qualificar o debate! Acesse aqui.

⧫ Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020, parceria entre o Todos Pela Educação e a Editora Moderna
Tradicional na qualificação do debate educacional, o Anuário 2020 traz novidades como a seção especial “Educação nos Municípios” e maior detalhamento do cenário educacional nos estados. Os dados apoiam todos os engajados no planejamento da Educação frente à pandemia com séries históricas e informações qualificadas para a tomada de decisões. Baixe e informe-se!

Relatórios de Execução Orçamentária do Ministério da Educação (MEC)
Todos lança relatórios bimestrais que analisam a execução do orçamento da Educação Básica e mostra que o MEC executa neste ano o que não pagou em 2019, prejudicando a oferta de serviços à população. Leia aqui o referente a março e abril e aqui a maio e junho aqui!

⧫ Todos Pela Educação se posiciona a favor do adiamento do Enem 2020
A medida vem sendo defendida pelo Todos desde abril, quando o Ministério da Educação (MEC) declarou que manteria o calendário original do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a despeito do cenário crítico de desigualdade provocado pela pandemia. Leia nosso posicionamento.

⧫ Nota Técnica “Ensino a distância na Educação Básica em tempos de pandemia – Covid-19”
O Todos lançou uma análise sobre ensino remoto e desafios relacionados à Educação a Distância a partir dos dados e pesquisas mais recentes. Leia aqui.

⧫ Nota Técnica “O Desafio da volta às aulas: contribuições para o debate público”
Lançamos também uma nota técnica sobre as melhores práticas de retorno às aulas após situações de crise e os desafios na gestão educacional, que podem apoiar os gestores e os professores da Educação Básica, um dos profissionais mais sobrecarregados durante a crise, no planejamento da volta às aulas. Leia e compartilhe esse material com sua rede.

⧫ Todos analisa MP 934 que flexibiliza o calendário escolar durante pandemia
Em posicionamento, o Todos avalia pontos fortes e as lacunas da Medida Provisória. Leia aqui.

⧫ Primeira parte do estudo “Covid-19: Impacto fiscal na Educação Básica”, em parceria com o Instituto Unibanco
A Educação foi profundamente impactada pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Como a disponibilidade de investimento da Educação é profundamente ligada ao nível de recolhimento de tributos na federação brasileira, a área tem pela frente grandes desafios financeiros e, por isso, precisa de um Novo Fundeb aprovado. Entenda como é possível evitar o colapso financeiro da Educação!

⧫ Encontro Online “A Educação Básica no Novo Cenário: Adaptação e Transformação”
Reunimos 21 pessoas, entre especialistas, educadores e parlamentares, para debates os desafios, aprendizados e perspectivas de mudanças na Educação Básica no contexto da pandemia. Assista aos debates!

⧫ Webinário “Gestão educacional e controle externo durante a pandemia”, em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbora e o Instituto Articule
O encontro virtual reunirá gestores, especialistas e representantes do Todos para debater o papel dos órgão de controle e a importância da fiscalização das ações públicas frente à disseminação do novo coronavírus. Assista!

⧫ Webinário “A Educação frente à Pandemia”, em parceria com CNE e Banco Mundial
Como parte da série “Diálogos com o CNE”, o evento virtual debateu sobre os desafios pedagógicos e de gestão na organização do ensino remoto nas primeiras semanas da pandemia. Faça como mais de 6 mil pessoas e assista aqui. 

⧫ Webinário “Regulação e gestão educacional durante a emergência de saúde pública”, em parceria com o CNE
Ainda na série “Diálogos com o CNE”, o Todos realizou um segundo evento virtual mais focado na resolução normativa elaborada pelo órgão, que orienta as redes de ensino sobre medidas a serem adotadas ainda durante a suspensão e no período de volta às aulas. Além dos representantes da instituições organizadoras, o evento contou com membros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Cerca de 7,5 mil pessoas acompanharam ao vivo e o vídeo já teve mais de 45 mil visualizações. Assista também.

⧫ Webinários “O Desafio da Volta às Aulas”
O Todos Pela Educação organizou dois webinários com especialistas, ex-gestores educacionais e professores dois encontros virtuais para debater a nota técnica sobre volta às aulas em tempso de pandemia do novo coronavírus. Se você perdeu, não tem problema. Assim como as 2 mil pessoas que participaram, você pode assisti-los aqui.

Todos Pela Educação participa de audiência pública com comissão mista de acompanhamento de ações de combate à Covid-19
Lucas HoogerBrugge, gerente de estratégia política do Todos, foi um dos participantes da audiência pública da TV Senado para debater as iniciativas de enfrentamento dos desafios impostos pela crise da pandemia do novo coronavírus. Falta de coordenação nacional e de mais recursos para os gastos emergenciais foram destaques. Veja os principais pontos do debate aqui.

⧫ Todos Pela Educação no centro do Roda Vida
Para debater sobre a suspensão das aulas presenciais em decorrência ao combate à pandemia de Covid-19 e outros assuntos que vêm mobilizando pais, alunos, professores, especialistas e lideranças públicas, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, esteve no programa Roda Viva da TV Cultura, no dia 13 de abril. Veja os destaques dessa participação aqui.

⧫ Bate-papo no Dia da Família: Aulas suspensas, e agora? Como a família pode apoiar a Educação em tempos de pandemia
Diversos são os dilemas familiares sobre apoiar a aprendizagem dos filhos em casa após o fechamento das escolas no combate à disseminação do novo coronavírus, certo? Sabendo disso, o Todos fez um bate-papo sobre EaD em tempos de pandemia e sobre a futura volta às aulas, unindo os aprendizados de nosso trabalho técnico com dúvidas que recebemos das famílias e educadores. O evento online contou com Priscila Cruz, nossa presidente-executiva, e Roberta e Taís Bento, da SOS Educação. Aprenda com especialistas o que fazer nessa situação fora do comum!

⧫ Live Todos com… Edu Lyra – Educação nas periferias em tempos de pandemia
18/06, às 16h: Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, conversa com Eduardo Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões sobre como a suspensão das aulas e a crise da Covid-19 tem impactado os estudantes mais vulneráveis. Veja no Instagram do Todos.

⧫ Live Todos com… Taís Araújo – Crianças em casa: mudanças na rotina escolar durante e após a pandemia
27/05, às 17h: Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, conversa com a atriz Taís Araújo sobre os dilemas dos estudos em casa e o papel da escola. Veja no Instagram do Todos.

⧫ Participação em lives e webinários pela Educação
Para dar suporte ao poder público, aos professores e às famílias, os porta-vozes do Todos têm participado de inúmeras lives e debates sobre o ensino público nesse contexto de pandemia e as dúvidas e ansiedades envolvidos nesse cenário. Você pode consultar nossa próxima participação aqui.

⧫ Todos participa de debate online da Câmara dos Deputados sobre mudanças no calendário escolar a partir da MP 934
Para qualificar o debate, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, participou de discussão sobre emendas à MP 934, que aborda mudanças no calendário escolar em tempos de pandemia. Na ocasião, ela apontou trechos que devem ser ajustados a fim de que a Medida Provisória sirva apenas para o período de excepicionalidade, que a Educação Infantil receba mais atenção e os recursos para merenda possam ser usados de maneira mais eficiente.

⧫ Campanha #ConversarFazBem, em apoio às famílias durante a pandemia
Lançada no final de março para estimular o diálogo durante o distanciamento social no combate à Covid-19, que está deixando estudantes em casa devido ao fechamento das escolas, a campanha #ConversarFazBem busca incentivar pais, mães e demais responsáveis a interagir com as crianças e os jovens a partir de uma seleção de perguntas. Para disseminar a ideia, a mobilização incentiva que essa experiência seja compartilhada nas redes sociais. Veja aqui como participar e inspire outras famílias.

⧫ Apoio à Frente Parlamentar Mista de Educação em deliberações de combate à Covid-19, como propostas de emendas ao Projeto de Lei sobre distribuição de merenda durante a pandemia ( PL 786/2020)
Com a suspensão das atividades presenciais do Congresso Nacional, realizamos reuniões virtuais entre os parlamentares da área da Educação para discutir e deliberar posicionamentos a respeito de temática urgentes relativas ao Fundeb e à pandemia de Covid-19. O Todos também colaborou na defesa e no aprimoramento de um projeto de lei (PL nº 786/2020) que tem a finalidade de garantir a distribuição da merenda escolar aos alunos durante o período em que as escolas estão fechadas. O PL aprovado é a Lei nº 13.987/2020.

⧫ Análise e proposta de emendas à Medida Provisória de flexibilização dos dias letivos (MP 934/2020)
A partir do envio pelo Governo Federal da medida provisória (MP nº 934/2020) que flexibiliza o número mínimo de 200 dias letivos durante o período de calamidade pública, o Todos se posicionou defendendo precauções que devem ser consideradas nesse processo. Além disso, colaborou na produção de emendas à MP para garantir cuidados aos estudantes brasileiros durante o período de suspensão das aulas. Leia aqui.

⧫ Parceria na ação #T4Conf, uma conferência online global de professores para professores, com o objetivo de debater os desafios e mudanças tradidos pela pandemia de Covid-19 para a Educação.
A “O Novo Normal da Educação Pós Covid-19” é o tema do encontro virtual que trará professores do mundo todos mostrando boas práticas. Marque na agenda e convide os educadores: 30/05, das 9h às 14h. Registre-se ( em inglês) para assistir:
https://bit.ly/3dXZ4GT.

⧫ Participante do Pacto Pelas Cidades Justas
A mobilização Pacto Pelas Cidades Justas é uma articulação de organizações da sociedade civil com o objetivo de implementar iniciativas focadas no desenvolvimento integral de regiões vulneráveis das cidades. Saiba mais.

⧫ Apoio à Campanha Sociedade contra o Coronavírus
A campanha #SociedadeContraoCorona, uma iniciativa que já reúne pelo menos 80 organizações da sociedade civil, entre elas o Todos Pela Educação, tem o objetivo de exigir que o poder público brasileiro encare a situação de calamidade social advinda do novo coronavírus com seriedade à altura. Saiba mais.

Apoio à Campanha Aplauda Um Professor
A campanha #AplaudaUmProfessor é um chamado para que toda sociedade reconheça os esforços dos educadores em assegurar que a Educação continue acontecendo mesmo em tempos de pandemia, a despeito dos desafios pessoais que esses profissionais também estão enfrentando. Além de articular influenciadores em torno da pauta, a mobilização será encerrada com um “aplausaço” para os docentes, como forma de agradecimento. Saiba mais no site da iniciativa!

QUEM É O TODOS PELA EDUCAÇÃO

 

QUERO AJUDAR O TODOS DE OUTRA FORMA

Conheça melhor o Todos e todas as maneiras de nos ajudar.