Tempo de leitura: 3 minutos

Todos realiza webinário sobre o papel de órgãos de controle durante a pandemia

|

Tendo em vista o crítico cenário fiscal, com muitas novas demandas dos gestores públicos e crise econômica, o Todos Pela Educação realizou, em parceria com o Instituto Rui Barbosa e o Instituto Articule, o webinário “Gestão educacional e controle externo durante a pandemia” no dia 27. Confira abaixo o debate na íntegra.

 

 

O evento contou com especialistas, gestores da Educação e representantes dos Tribunais de Contas para debater o papel de órgãos de controle na ótica dos Tribunais de Contas da União e dos Estados em meio às dificuldades enfrentadas pela Educação Básica durante a pandemia do novo coronavírus.

#TodosContraOCorona
Além do webinário, para apoiar o poder público e a sociedade no contexto da pandemia do novo coronavírus, o Todos produziu duas notas técnicas sobre boas práticas no ensino remoto e também sobre a futura volta às aulas. Faça parte desses debates e debata os documentos em suas comunidades locais!

 

+SAIBA MAIS: TODOS CONTRA O CORONA – CONHEÇA TODAS NOSSAS AÇÕES PARA APOIAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA NESTE PERÍODO

 


CONHEÇA OS PARTICIPANTES DO DEBATE

Alessandra Gotti, fundadora e presidente-executiva do Instituto Articule
É advogada e Doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP. Consultora da Unesco e do Conselho Nacional de Educação. Sócia-efetiva do Todos Pela Educação.

Cezar Miola, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
É presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e vice-presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e licenciado para o Magistério no Ensino Médio pela Universidade de Passo Fundo – UPF (RS). Possui pós-graduação em Direito Processual Civil também pela Universidade de Passo Fundo – UPF (RS) e em Direito, Políticas Públicas e Controle Externo pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE (SP).

Felipe Camarão, secretário estadual de Educação do Maranhão
É mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Procurador federal de carreira e presidente da Fundação da Memória Republicana do Brasil e diretor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

João Marcelo Borges, diretor de estratégia política do Todos Pela Educação
É graduado em Economia e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, e possui um Mestrado em Economia Política Internacional pela London School of Economics. Foi especialista em Educação e consultor sênior em Educação no Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre 2011 e 2017, bem como especialista em inovação na mesma organização em 2018. Foi assessor especial na Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre 1999 e 2001, e coordenador de gestão estratégica na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, entre 2005 e 2007.

Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação de Londrina (PR)
É intérprete de LIBRAS, professora da Educação Básica desde 1999 e advogada, formada em Direito pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha e pós-graduada em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Foi eleita secretária municipalde Educação após processo seletivo nacional. Exerceu a mesma função em Ourinhos/SP entre os anos de 2013 e 2016.

Olavo Nogueira Filho, diretor de políticas educacionais do Todos Pela Educação
Formado em Administração pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, e pós-graduado em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Atuou por três anos na secretaria de Educação do estado de São Paulo.

Paulo Curi Neto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia 
É pós-graduado em direito tributário e foi procurador de Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia entre 2000 e 2009.

Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação
É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Vanessa Lopes de Lima, secretária de Controle Externo da Educação no Tribunal de Contas da União
É especialista em gestão de pessoas pela FGV. Graduada em ciências contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-Secretária de Controle Externo no Estado do Rio Grande do Norte.