Tempo de leitura: < 1 minuto

Todos, FGV e Colabora lançam pesquisa para subsidiar construção do SNE

|

Em webinário realizado nesta segunda-feira (24), o Todos Pela Educação, o Movimento Colabora Educação e a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançaram a pesquisa Modelos de governança multinível em países federativos, que apresenta referências internacionais para o Sistema Nacional de Educação (SNE) brasileiro.

Participaram do lançamento Priscila Cruz, presidente-executiva, e Lucas Hoogerbrugge, líder de relações governamentais do Todos; Henrique Paim e Jaana Nogueira, da FGV; Fernanda Castro, do Colabora, e o deputado Idilvan Alencar (PDT/CE), relator do projeto de lei que regulamenta o SNE.

O estudo, feito pela FGV a pedido do Todos e do Colabora, analisa estruturas federativas e mecanismos educacionais de cinco países: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e México. Sobre a comparação entre diferentes sistemas nacionais, Lucas Hoogerbrugge destacou que “Cabe a nós olhar para a profissionalização da Educação e transformar em um projeto de lei complementar que de fato responda aos desafios do País, com o envolvimento dos atores, para garantir que se torne uma política pública”.

Ao analisar a atual conjuntura, Priscila Cruz reforçou a necessidade de fortalecer a estrutura de colaboração entre os entes da Federação para alcançar uma agenda educacional mais justa: “O conjunto de retrocessos que se apresenta na Educação hoje exige de nós o ato corajoso de ter uma legislação à altura do desafio que vivemos no País”, disse.

Acesse o estudo completo aqui.

Assista à íntegra do webinário de lançamento: 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Lq81hJGV-Vo[/embedyt]