Tempo de leitura: 2 minutos

Busca ativa e tecnologia: boas práticas pelo País

|

Você talvez não saiba, mas tem escola pública investindo em boas iniciativas apesar dos desafios impostos pela pandemia! A CNN Brasil, em parceria com o Todos Pela Educação, viajou pelo Brasil para registrar boas práticas de infraestrutura tecnológica e formação docente no ensino remoto e medidas de busca ativa no combate à evasão escolar, políticas fundamentais para amenizar os impactos da crise da Covid-19 na Educação Básica.

“A evasão afeta a produtividade do País, o potencial de crescimento, de distribuição de renda, da diminuição da violência urbana, da gente ter uma cidadania e uma democracia mais fortes. Há, portanto, uma série de consequências para a vida de cada um desses estudantes, mas também para todo o País. Por isso que é tão importante a Educação ser uma causa de todos”, aponta Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos. A série destaca iniciativas implementadas nas redes estaduais de Educação do Amazonas, Pernambuco, São Paulo e Paraná.

A busca ativa e o preparo das redes para ofertar ensino híbrido – que articule aulas a distância e presenciais – são apenas duas de um grupo de medidas recomendadas para uma volta às aulas segura e focada na recuperação da aprendizagem e do vínculo dos alunos com as escolas – todas as recomendações podem ser consultadas no documento do Todos, lançado em dezembro de 2020.

É possível fazer
A série de reportagens veiculadas em dezembro de 2020 é parte do projeto Educação Que Dá Certo, do Todos Pela Educação, que seleciona, analisa e dissemina iniciativas positivas nas redes públicas de ensino, a fim de inspirar os gestores públicos e a comunidade educacional a implementar medidas que, comprovadas pelas evidências mais recentes, fazem a Educação avançar.

 

ASSISTA À SÉRIE  “TEM NOTÍCIA BOA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA” COMPLETA

 

Manaus (AM) e Bauru (SP)

 

Recife (PE)

 

São Paulo e Paraná