Todos produz retrato da aprendizagem dos alunos brasileiros antes da pandemia
Antes da pandemia, o Brasil apresentou uma importante evolução na porcentagem de estudantes com aprendizagem adequada, principalmente no Ensino Fundamental. No entanto, os níveis ainda permanecem muito aquém do necessário para garantirmos o direito à Educação para todos, principalmente quando observamos que os avanços, em geral, não são acompanhados por uma redução na desigualdade educacional. Essas são algumas das principais mensagens do Relatório “Aprendizagem na Educação Básica: detalhamentos do contexto pré-pandemia”, produzido pelo Todos Pela Educação. O documento apresenta um balanço da aprendizagem até 2019, ano da última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A publicação identifica importantes avanços, desafios e retrocessos nos resultados educacionais, ajudando a compreender sob qual contexto a pandemia da Covid-19 impactou a vida de milhões de estudantes.