O Todos Pela Educação apresentou contribuições à consulta pública promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores. A nota técnica defende a aprovação da proposta elaborada pela relatoria, por entender que ela preserva avanços importantes da Resolução CNE nº 4/2024 e fortalece a qualidade da formação docente no país.
LEIA A NOTA TÉCNICA COMPLETA AQUI
Na avaliação do Todos, a proposta em discussão acerta ao manter a exigência de que ao menos 50% da carga horária dos cursos seja realizada presencialmente, além de prever um mínimo de 20% de atividades síncronas mediadas. Esses componentes são fundamentais para assegurar interações qualificadas entre licenciandos, formadores e futuros colegas de profissão.
A nota também destaca a importância de garantir condições adequadas para os polos de apoio presencial, que passarão a concentrar parte significativa da formação dos estudantes. Além disso, apoia a criação da figura do mediador pedagógico, desde que sua atuação seja complementar à dos docentes responsáveis pelas disciplinas e acompanhada de requisitos claros de formação e atribuições.
Outro ponto ressaltado pelo documento é a reorganização do estágio supervisionado, considerada um dos aspectos mais robustos da proposta. A antecipação do estágio para etapas mais iniciais do curso e o fortalecimento das parcerias entre instituições formadoras e escolas de Educação Básica aproximam a formação brasileira de experiências internacionais reconhecidas pela qualidade da preparação docente.
Para o Todos Pela Educação, a proposta em consulta pública representa um avanço relevante na construção de um modelo de formação inicial mais alinhado às evidências sobre como professores aprendem e desenvolvem competências profissionais. A aprovação das novas diretrizes é um passo importante para fortalecer a qualidade da docência e, consequentemente, da Educação Básica no país.
SAIBA MAIS
Enade das Licenciaturas reforça urgência de mudanças na formação inicial docente
Formação de professores: Todos Pela Educação defende aprovação de novas diretrizes curriculares
Valorização da profissão docente: saiba tudo sobre a nossa atuação
