Tempo de leitura: 2 minutos

Todos Pela Educação debate boas experiências no Mamilos Podcast

|

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, esteve nesta segunda (09) no Mamilos Podcast para debater com as jornalistas Cris Bartis e Ju Wallauer os desafios da Educação Pública, suas causas históricas e, principalmente, como redes municipais de ensino têm virado esse jogo em prol de avanços rápidos nos resultados educacionais locais.

Durante o programa, Priscila analisou os três principais mitos que cercam a Educação Pública:

  • a Educação Básica e Pública brasileira é caso perdido: MITO – temos experiências inspiradoras que mostram o contrário
  • demora um tempo longuíssimo melhorar os resultados: MITO – bons exemplos brasileiros mostra que no tempo de três gestões públicas bem-feitas é possível obter resultados robustos;
  • os problemas da baixa qualidade da rede pública de ensino é um problema exclusivo dos usuários da rede: MITO – a rede pública forma mais de 80% das crianças e jovens brasileiros, impulsionar a qualidade do Ensino Público é um investimento no desenvolvimento que toca todo país, toda a sociedade e todas as famílias, inclusive aquelas que têm filhos(as) em escolas particulares.

Educação Que Dá Certo

Para valorizar o esforço das redes e equipes técnicas e pedagógicas por trás dos exemplos inspiradores e para disseminar essas boas práticas, em 2020, o Todos Pela Educação lançou a iniciativa Educação Que Dá Certo. Com uma equipe de técnicos em políticas educacionais, o Todos vem mapeando e analisando as premissas e principais políticas públicas responsáveis pelo avanço dos resultados em redes públicas brasileiras. Ao registrar e evidenciar os principais resultados dessas redes, buscamos evidenciar que avançar na Educação Pública é possível e inspirar gestores públicos e a comunidade educacional por todo o País a pensar em soluções para seus desafios locais.

Em 2021, visitamos, entrevistamos e registramos as experiências inspiradoras em 5 redes de ensino municipal: Teresina (PI), a capital com maior Ideb do Brasil; Coruripe (AL), a rede de ensino que abriga a escola rural com maior Ideb do Brasil; Londrina (PR) e São Paulo (SP), que são exemplos de como garantir vaga em Creche para as famílias que mais precisam, e, por fim, Sobral (CE), um exemplo bem conhecido de sucesso educacional, mas com um processo de seleção e formação de diretores escolares não tão conhecido assim. Descubra os principais passos adotados por essas redes para chegarem a esses resultados nos documentos completos sobre cada um dos casos na plataforma Educação Que Dá Certo.

 

< OUÇA O PODCAST NA ÍNTEGRA AQUI >