OUVIMOS A COMUNIDADE ESCOLAR

PESQUISAS DE OPINIÃO

Uma boa política educacional tem a sala de aula como início e como fim. Só será bem planejada e implementada se escutar quem vive o dia a dia da escola, como alunos, professores e diretores escolares. Como parte da iniciativa Educação Já, o Todos Pela Educação ao longo de 2022 realizou um amplo processo de escuta com atores da comunidade escolar através de pesquisas de opinião. Conheça abaixo:

DiretoresLeia Pesquisa com diretores

Pesquisa de opinião encomendada ao Datafolha pelo Todos Pela Educação e Itaú Social. Com abrangência nacional, ela foi realizada com diretores da rede pública do Ensino Fundamental I, II e Médio de escolas de redes estaduais e municipais. Esses profissionais foram ouvidos sobre diversos temas, como a satisfação com seu trabalho, a formação que já receberam, seu desenvolvimento profissional e sua relação com a secretaria de Educação para a qual trabalham.

ProfessoresLeia Pesquisa com professores

A pesquisa, encomendada ao Ipec em parceria do Todos Pela Educação com o Itaú Social, o Instituto Península e o Profissão Docente, ouviu 6.775 professores de escolas de ensino regular da rede pública (municipal e estadual) do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil sobre temas como valorização profissional, progressão de carreira e papel das secretarias de Educação. Essa pesquisa também permite a leitura independente dos resultados no nível estadual, com exceção dos estados de Roraima e Amapá

JovensLeia Pesquisa com alunos

A pesquisa de opinião, encomendada ao Datafolha pelo Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande, ouviu quase 8 mil estudantes do Ensino Médio das redes públicas de todo o país. O material permite compreender a percepção dos jovens sobre a sua escola e sobre a Educação de forma geral. Essa pesquisa permite a leitura independente dos resultados para as 27 Unidades da Federação.