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Nota técnica traz o debate de especialistas sobre os rumos da Educação brasileira em planejamento de longo prazo

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Documento conta com pesquisadores nacionais e internacionais para discutir desafios e estratégias para o próximo Plano Nacional de Educação

Em dezembro, pesquisadores e gestores da área educacional se reuniram em webinário promovido pelo D³e e pelo Todos Pela Educação para discutir experiências internacionais e os desafios enfrentados pelo Brasil no planejamento de longo prazo para o Ensino Básico. Como desdobramento desse encontro, foi construída uma nota técnica, assinada por Luiz Carlos de Souza, pesquisador da Unirio, que destaca a importância dessas reflexões no contexto da elaboração do novo ciclo do Plano Nacional de Educação (PNE), abrangendo o período de 2024 a 2034. Com a participação de cinco pesquisadores internacionais e uma brasileira, o debate identificou práticas eficazes, lacunas a serem preenchidas e desafios a serem enfrentados na construção de políticas educacionais mais efetivas e inclusivas.

VEJA AQUI A NOTA COMPLETA E AQUI UM RESUMO

As experiências compartilhadas apontam para alguns cuidados importantes na elaboração e implementação do nosso próximo plano decenal. Os apontamentos indicam lacunas a serem preenchidas, desafios a serem enfrentados e práticas que podem gerar bons resultados — várias delas que, inclusive, já desenvolvidas pelo Brasil. Entre as sugestões apresentadas estão intensificar os esforços para a promoção de ações cidadãs nas escolas e aprimorar a integração das metas de desenvolvimento sustentável produzidas pela Unesco na estrutura de monitoramento do PNE.

O webinário, bem como a nota técnica, contou com a presença de renomados profissionais da área, como o Prof. Dr. Arlindo Cornélio Ntunduatha (Universidade Rovuma/Moçambique), Prof. Eduardo Bakof Escudero (Sistema Nacional de Pesquisadores/México), Profª. Bárbara Isabel Correa e Profª. Emília Paola Sosa Passarino (Universidade Nacional de Entre Ríos/Argentina), Profª. Drª. Verònica Filardo (Universidad de La República/Uruguai), Prof. Dr. Joaquim Luís Alcoforado (Universidade de Coimbra/Portugal) e Profª. Drª. Adriana Bauer (Universidade de São Paulo/Brasil).

O PNE  (Plano Nacional de Educação) é um importante balizador das políticas públicas e mais um mecanismo que visa contribuir para a melhoria de nosso sistema educacional. Dados oficiais evidenciam que estamos longe de cumprir as metas estabelecidas para o período 2014-2024. Por isso, a importância desse novo ciclo de debates que irá estabelecer formas para que as propostas do próximo plano sejam efetivadas em prol de uma Educação de qualidade no Brasil, tendo a equidade como ponto central.