Tempo de leitura: 2 minutos

WEBINÁRIO – PLANEJAMENTO DE SISTEMA EDUCACIONAL A LONGO PRAZO: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E DIÁLOGOS COM O BRASIL

|

Pesquisadores internacionais apresentaram como é o planejamento de metas educacionais em seu países

Em 2024, o Brasil irá concluir mais um ciclo do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e debater o novo período, de 2024-2034. O PNE vigente determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e orienta estados e municípios a estruturar seus planos específicos, por meio dos Planos Subnacionais de Educação, e como atingir as metas considerando o contexto e as necessidades locais. Convocada em regime extraordinário pela Presidência da República e organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 terá como tema central o Plano Nacional de Educação 2024-2034 e acontecerá entre 28 e 30 de janeiro de 2024.

Com o objetivo de contribuir para esse importante debate, o Todos Pela Educação e o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação realizaram no dia 8 de dezembro o webinário Planejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos com o Brasil’ com a presença de cinco pesquisadores internacionais e uma pesquisadora brasileira que apresentaram e discutiram como os países planejam, monitoram e avaliam seus respectivos sistemas educacionais. O intuito foi trazer possíveis aprendizados a partir do conhecimento acumulado de diferentes países.  

Para Ana Gardennya Linard, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, “estamos aqui hoje para conceber uma discussão pública qualificada para construirmos um Plano Nacional de Educação forte e que dialogue diretamente com as necessidades do Brasil.”

A mediação do debate foi feita pelo professor doutor Luiz Souza, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialista em planejamento educacional, que irá sistematizar o conteúdo apresentado em uma Nota Técnica, que será divulgada em janeiro de 2024.  O evento foi online, aberto ao público e transmitido no canal do Todos Pela Educação no YouTube (https://www.youtube.com/todospelaeducacao).

 

Confira quem foram os debatedores: 

Mediador: professor Luiz Souza (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio)

Palestrantes

Brasil: Professora doutora Adriana Bauer, da Universidade de São Paulo (USP).

Argentina: Professora doutora Barbara Isabel Correa, da Universidad Nacional de Entre Rios e Ministério da Educação. 

México: Professor doutor Eduardo Backhoff Escudero, da Universidad Nacional Autonoma de México. 

Moçambique: Professor doutor Arlindo Cornélio Ntunduatha, da Universidade Rovuma

Portugal: Professor Doutor Joaquim Luis Alcoforado, da Universidade de Coimbra.

Uruguai: Professora doutora Verònica Filardo, da Universidad de La Republica.

 

Assista no idioma original:


Assista traduzido: