Tempo de leitura: 3 minutos

Eleições 2020: Educação está no radar de seu\sua candidato (a)?

|

Neste mês de novembro, as eleições 2020, temos a responsabilidade de renovar nossas escolhas para a liderança e o legislativo de nossas cidades. Além dos nomes e números dos(as)candidatos(as), essa é hora de fazermos as perguntas e pesquisas certas, se quisermos impulsionar o desenvolvimento local e do País: como vai a Educação das crianças de minha cidade? Como o processo escolar foi impactado pela Pandemia? E mais importante: futuro(a) prefeito(a), como você irá lidar com tudo isso?

Ao encararmos as urnas das Eleições 2020, estaremos selecionando os projetos educacionais (e de outras áreas) que queremos ver efetivados em nossa vizinhança. Gravemente impactados pela longa suspensão de aulas presenciais, a recuperação dos sonhos e da aprendizagem de nossos estudantes devem estar no topo de nossas referências de escolha. Pensando nisso, o Todos Pela Educação realizou, em parceria com jornais locais, a série de sabatinas Diálogos Educação Já Municípios (saiba mais ao final do texto), que entrevistou 13 candidatos às prefeituras de quatro capitais: em Goiânia – Adriana Accorsi e Vanderlan Cardoso; em Porto Alegre – José Fortunati, Manuela D’Ávila, Nelson Marchezan e Sebastião Melo; em Recife – Delegada Patrícia, Marília Arraes e Mendonça Filho; e em São Paulo – Bruno Covas, Guilherme Boulos e Márcio França.

Ainda que você não vote nesses locais, vale a pena conferir quais são os assuntos mais concorrentes, verificar se eles aparecem em sua cidade e  se dialogam com os principais desafios atuais.

Volta às aulas

A pandemia forçou quebras em várias esferas da vida cotidiana de milhares de pessoas, entre elas as crianças e jovens em fase escolar. Passando por um período de suspensão de aulas presenciais sem precedentes, as trajetórias escolares precisam ser recuperadas e os vínculos, restaurados. Dada a dimensão da crise, esse foi um assunto recorrente em todos os debates. Relacionado a isso, foram levantadas uma série de ações relevantes, como: cuidados com os protocolos sanitários e parceria com as pastas de saúde; readequação de calendário escolar; plano de recuperação de aprendizagem e preparo dos docentes; acesso à internet e maior investimento em suporte tecnológico; avaliação diagnóstica.

Orçamento/ Infraestrutura

Além dos aspectos pedagógicos, afetados pela pandemia, a arrecadação financeira dos Estados e Municípios também sofreu forte impacto com a crise. Assim, tema frequente em todas as eleições, orçamento disponível e fontes de recursos apareceram nas entrevistas ressignificados. Os temas correlatos a ele mais abordados foram: melhoria na gestão dos recursos; construção e melhorias nas escolas, investimento em tecnologia, e recursos provenientes do novo Fundeb.

Educação Infantil

Assim como o orçamento, a Educação Infantil (formada pelas subetapas de Creche e Pré-escola) é assunto recorrente nas eleições municipais, dada que a etapa é de responsabilidade direta dos gestores locais. Frente à pandemia, o tema também ganha novos contornos, uma vez que as crianças pequenas estão entre os alunos mais afetados pelas limitações do ensino remoto. Os(as) concorrentes às prefeituras trataram em suas falas: ampliação de vagas e eliminação da fila à espera de creche (universalização da Educação Infantil); creches conveniadas; programas de apoio à Primeira Infância.

Professor e aprendizagem

Ao lado da recuperação de perdas de conteúdo e desempenho devido à pandemia, a dupla aprendizagem-professor, sempre interligados, foi destaque a partir dos subtemas: aprendizagem para a vida; retomada de avanço nos Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) locais; combate à evasão; melhor remuneração e formação dos docentes; alfabetização e avaliação.

Perfil do(a) secretário(a) de Educação

Os(as) candidatos(as) às prefeituras também revelaram os perfis que esperam colocar à frente da pasta. Entre as características mais citadas, estão: ser alguém da área da Educação (um professor ou professora, por exemplo); conhecimento técnico da área; com experiência na rede municipal; capacidade de diálogo.

++ SAIBA MAIS: VEJA AS 10 CARACTERÍSTICAS DE UM PREFEITO QUE PRIORIZA A EDUCAÇÃO

Diálogos Educação Já Municípios

O Diálogos Educação Já Municípios – uma série de entrevistas exclusivas transmitidas online – é parte da iniciativa Educação Já Municípios. As sabatinas foram resultado de parcerias com quatro jornais locais: Folha de S. Paulo (São Paulo), Jornal do Commercio (Recife), O Popular (Goiânia) e Zero Hora (Porto Alegre). Os candidatos selecionados foram os mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. Saiba mais e veja as entrevistas completas aqui.

Gostou do nosso conteúdo sobre Eleições 2020. Então deixe seu comentário!