Tempo de leitura: 2 minutos

Eleições 2020: Todos entrevista candidatos sobre Educação

|

Quais os planos dos candidatos e candidatas à prefeitura dos municípios brasileiros para a Educação Básica? Essa é uma pergunta que fazemos a cada ciclo eleitoral, mas neste ano ganha contornos inéditos. A maioria dos alunos do País está desde março sem frequentar as escolas e muitos deles não tiveram acesso nem ao ensino remoto. Essa situação somada aos desafios já existentes pedem, além de ações emergenciais, um olhar para medidas mais estruturantes a fim de garantir o avanço na qualidade do ensino. Para estimular que os candidatos e candidatas que disputam as eleições 2020 apresentem seus planos para a Educação Básica, o Todos Pela Educação realizará em algumas das principais capitais do País, e em parceria com veículos de imprensa locais, a série Diálogos Educação Já Municípios – uma série de entrevistas exclusivas sobre o tema transmitidas online.

“Com boa formulação técnica de políticas educacionais e com uma forte liderança política que dê a devida prioridade para a Educação, as eleições de 2020 poderão ser um marco para o ensino do Brasil. Diante disso, temos que dar a devida importância ao tema ainda no período eleitoral, pois os gestores que elegermos serão fundamentais para a garantia do direito à Educação de qualidade”, destaca Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação. 

Os temas a serem tratados nas entrevistas terão como base as políticas prioritárias para o Ensino Municipal mapeadas pelo documento “Educação Já Municípios – Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020”.


AGENDA

Confira a agenda completa das parcerias firmadas até aqui, todas com transmissão ao vivo pelos canais dos jornais e pelo Youtube do Todos Pela Educação.

 

São Paulo capital (SP) – parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Candidatos:

Bruno Covas (PSDB) – ocorreu dia 23/10. Veja como foi o debate.

Guilherme Boulos (PSOL) – ocorreu dia 28/10. Veja como foi o debate.

Márcio França (PSB)  – ocorreu dia 03/11. Veja como foi o debate.

Conheça os detalhes aqui.

 

Goiânia (GO) – parceria com o jornal O Popular. Candidatos:

Vanderlan Cardoso (PSD) – ocorreu dia 26/10. Veja como foi o debate.

Adriana Accorsi (PT) – ocorreu dia 28/10. Veja como foi o debate.

Maguito Vilela (MDB) – devido a problemas de saúde, o candidato não pode participar.

Conheça os detalhes aqui.

 

Porto Alegre (RS) – parceria com o jornal Zero Hora. Candidatos:

Sebastião Melo (MDB) – Ocorreu dia 30/10. Veja como foi o debate.

Nelson Marchezan (PSDB) – Ocorreu dia 03/11. Veja como foi o debate.

Manuela D’Ávila (PCdoB) – Ocorreu dia 05/11. Veja como foi o debate.

José Fortunati (PTB) – Ocorreu dia 06/11. Veja como foi o debate.

Conheça os detalhes aqui.

 

Recife (PE) – parceria com o Jornal do Commercio. Candidatos:

Mendonça Filho (DEM) – Ocorreu dia 03/11. Veja como foi o debate.

Marília Arraes (PT) – Ocorreu dia 04/11. Veja como foi o debate.

João Campos (PSB) – Ocorreu dia 05/11. Veja como foi o debate.

Delegada Patrícia (Podemos) – Ocorreu dia 06/11. Veja como foi o debate.

Confira os detalhes aqui.

A iniciativa Educação Já Municípios

Para qualificar esse debate e apoiar a melhoria da Educação Básica municipal, o Todos está lançando a iniciativa Educação Já Municípios, que, entre as principais ações traz um documento técnico com recomendações detalhadas de políticas educacionais focadas na atuação municipal; uma plataforma online com dados educacionais de cada cidade do País, além de uma série de entrevistas com candidatos e candidatas às prefeituras em diferentes regiões para estimular futuros gestores a apresentar suas propostas para a área.


2 Comentários para “ Eleições 2020: Todos entrevista candidatos sobre Educação”

  1. Jeverson Jacomelli. diz:

    Infelizmente eu não fico muito ou nada positivo sobre a educação. Nós só vemos roubalheira atrás de roubalheira na tv como notícias da política no Brasil, e os políticos muito caras de pau dizem que não tem verbas para a educação e outras coisas essenciais também como saneamento básico que a gente aprende no começo do ensino fundamental que é essencial para a saúde na prevenção de doenças e a não poluição da água que é essencial à vida. Abraços à todos e para a Priscila beijos nota dez ao site.

  2. Jeverson Jacomelli. diz:

    Me esqueci de dizer também que a educação especial também não é como eu gostaria, eu tomo remédio controlado para epilepsia e por isso tenho deficiência de aprendizado comprometido não consigo professor individual no horário mais cedo porque a partir das nove começa me dar muito sono por causa da epilepsia e o remédio. A secretaria de educação diz que não pode mudar o horário, e não pode me dar professor permanente individual não aprendo em sala de aula normal só em forma de supletivo que tem explicação individual só eu e o professor, levo um mês para aprender uma apostila só por vez, e a escola mudou de endereço longe de casa.Dizem que só com síndrome de dauwn outra doença que não me lembro tem direito a professor individual e assim mesmo parece que tem que ser em aula regular que não aprendo. li Leis de edução especial e vi que tem algo quediz que a escola tem que se adapta as necessidades do aluno.