Tempo de leitura: 2 minutos

Educação Já Municípios visa apoiar a melhoria da gestão educacional municipal

|

Dada a crise sanitária, econômica e social imposta pela pandemia da Covid-19, os gestores municipais que tomarão posse em janeiro de 2021 terão pela frente desafios inéditos na Educação. Além das demandas emergenciais da área, será necessário olhar também para as estruturantes, a fim de garantir o avanço em qualidade nos próximos quatro anos, que, em muitos municípios, não ocorreu entre 2015 e 2019, como mostra uma análise inédita do Todos Pela Educação sobre a distribuição dos municípios brasileiros conforme a evolução no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no período. A informação está no documento Educação Já Municípios, que reúne recomendações para apoiar a melhoria da Educação Básica municipal. O material é parte da iniciativa de mesmo nome que conta ainda com o Painel Educação Já Municípios, uma plataforma online com dados educacionais de cada cidade do País, e uma série de entrevistas com candidatos e candidatas às prefeituras em diferentes regiões, para estimular futuros gestores a apresentar suas propostas para a área (saiba mais abaixo).

De acordo com uma das análises trazidas no material, 1300 dos municípios brasileiros (23%) ficaram estagnados ou retrocederam no Ideb dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental entre 2015 e 2019. Nos Anos Finais, 1270 municípios estavam nessa situação (22%). Por outro lado, o avanço substancial de algumas localidades mostra que é possível, no período de um mandato eleitoral, fazer evoluir a qualidade: 413 e 518 municípios avançaram mais de 1 ponto no Ideb nos Anos Iniciais e nos Finais, respectivamente.

ASSISTA AO RESUMO DA INICIATIVA

 

Painel e sabatinas Educação Já Municípios

O Painel Educação Já Municípios organiza e dispõe dados educacionais de cada municipalidade do País de forma clara e fácil, e também as recomendações do documento técnico Educação Já Municípios, proporcionando o download de relatórios customizados com o objetivo de apoiar técnicos e gestores públicos no planejamento das políticas educacionais e qualificação do debate junto a sociedade civil.

Para fortalecer o tema da Educação Básica na pauta do debate eleitoral de 2020, o Todos também realizará uma agenda de entrevistas online entre outubro e novembro com candidatos e candidatas às prefeituras de algumas das maiores capitais de diferentes regiões do País.

Confira aqui o documento Educação Já Municípios – Contribuições para o debate sobre políticas educacionais no contexto das eleições de 2020. Lei, compartilhe e seja parte de um debate eleitoral mais qualificado!

 


2 Comentários para “ Educação Já Municípios visa apoiar a melhoria da gestão educacional municipal”

  1. Marcello MARTINO diz:

    Gostaria de acesso aos dados.
    Obrigado,
    Marcello.

    1. pricilla diz:

      Olá, Marcello. Todos os dados estão inclusos no documento-base da iniciativa. Confira no capítulo 3, a partir da página 18. Aqui: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/educacao-ja-municipios-documento/
      Um abraço e boa leitura!