Tempo de leitura: < 1 minuto

Compromissos em voz alta: a Educação no centro da agenda política

Auditório cheio com diversas pessoas sentadas, assistindo a dois palestrantes em um palco. Um deles fala ao microfone, enquanto o outro escuta. Ao fundo, há um telão grande com informações sobre educação básica e o programa Pé-de-Meia. A imagem mostra um evento formal voltado à educação, com presença de público diverso e cobertura da imprensa.

Encontro Anual Educação Já 2025, promovido pelo Todos Pela Educação, reuniu lideranças políticas do país para colocar a Educação no centro das decisões públicas — com compromissos assumidos, balanços apresentados e prioridades traçadas.

Importantes lideranças políticas do Brasil, a nível nacional e subnacional, assumiram compromissos relevantes com a Educação pública no país, durante o Encontro Anual Educação Já 2025, realizado pelo Todos Pela Educação em março. Num amplo debate sobre temas decisivos, diferentes atores colocaram em voz alta aquilo que é prioridade: que a escola pública de qualidade seja realidade para toda criança e jovem do país.

O Encontro se firmou como um espaço suprapartidário de debates, disseminação de boas práticas, pactos públicos e construção de caminhos para os principais desafios da Educação Básica no país. Entre os compromissos assumidos, estão medidas para avançar com uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e para contribuir na formação e seleção de professores. No âmbito do legislativo, houve anúncios para garantir prioridade na discussão do Plano Nacional de Educação. 

No cenário subnacional, governadores de estados com melhores resultados e avanços educacionais no Ideb/Saeb 2023 demonstraram convergência em questões estruturais, como o Ensino em Tempo Integral e a colaboração entre entes da federação. Confira abaixo os principais destaques:

Primeira Infância: governo federal promete liderança e lançamento de aplicativo; experiências regionais saem do papel

Plano Nacional de Educação: compromisso direto da Câmara dos Deputados

Governadores: Tempo Integral e colaboração com municípios são apostas para aumentar a aprendizagem dos alunos

Prova Nacional Docente reconhecida pelo Brasil

A gravação do evento completo está disponível no YouTube. Acesse a playlist e assista aos painéis.

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1