Acesso à Creche: entenda como a dificuldade de acesso prejudica milhões crianças pelo Brasil
Em todo país, cerca de 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos não estão em creches por alguma dificuldade de acessar o serviço, seja por falta ou localização erma da escola, inexistência de vaga ou a instituição de ensino não aceitou o aluno por conta da idade. Esse é o principal destaque do levantamento realizado pelo Todos Pela Educação a partir de dados da Pnad Contínua Educação 2023, pesquisa feita pelo IBGE.
TENHA ACESSO AO LEVANTAMENTO COMPLETO AQUI
A Creche é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de 0 a 3 anos. Apesar de não haver obrigatoriedade de matrícula, a oferta de vagas é dever constitucional e um direito das crianças. Cerca de 6 em cada 10 famílias gostariam que seus filhos frequentassem a Creche, mas apenas 4 são atendidas. Veja no gráfico abaixo.
Desigualdades aprofundam o problema
As barreiras de acesso atingem de forma diferente as crianças mais pobres e as mais ricas. E também há muita heterogeneidade entre os estados brasileiros. Quer saber como a desigualdade social afetas as nossas crianças e como o seu estado atende aos pequenos? Veja o levantamento completo neste infográfico.
Por que Creche é importante?
A Creche tem a função de oferecer mais plenitude à infância, diversificando e aprofundando as primeiras aprendizagens e as interações sociais e, assim, construir uma base sólida e abrangente que prepare os pequenos para a aprendizagem ao longo de toda a vida. Tudo isso além de ser um espaço para que as crianças recebam cuidados e se desenvolvam enquanto seus responsáveis trabalham.
LEIA MAIS: PNAD CONTÍNUA: O QUE O IBGE REVELA SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA?
CONHEÇA A ATUAÇÃO DO TODOS PELA EDUCAÇÃO NA AGENDA DA PRIMEIRA INFÂNCIA BRASILEIRA
EDUCAÇÃO JÁ 2022: CONHEÇA AS RECOMENDAÇÕES PARA POLÍTICAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA
[…] Para mais informações, acesse o site do Todos Pela Educação. […]