Tempo de leitura: 2 minutos

Pnad Contínua: o que o IBGE revela sobre a Educação brasileira?

|

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, anualmente, um modo temático da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) focado na Educação da população brasileira. A pesquisa reúne informações sobre acesso ao ensino, analfabetismo, escolaridade, abandono escolar e condição de estudo e situação de trabalho.

Nesta sexta-feira (22/03), foram divulgados os dados inéditos de 2023. Eles são fundamentais para qualificar o debate e a proposição de melhores políticas públicas. Conheça abaixo alguns deles.

LEIA MAIS: DIA DA ESCOLA: O QUE O CENSO ESCOLAR 2023 REVELA SOBRE O TAMANHO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

Pré-escola

A porcentagem de crianças de 4 a 5 anos que frequentam a Pré-escola voltou a crescer em 2023, superando índices do período pré-pandemia. A taxa de escolarização chegou a 92,9% no ano passado – ante a 91,5% em 2022, e 92,7% em 2019.

As desigualdades ficam bem destacadas. Cerca de 8 pontos percentuais separam as regiões com a maior e a menor taxa de escolarização de crianças nesta faixa-etária: respectivamente, Sudeste (94,5%) e Norte (86,5%).

LEIA MAIS: EDUCAÇÃO JÁ 2022: CONHEÇA AS RECOMENDAÇÕES PARA POLÍTICAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA

Ensino Fundamental

Pode-se observar uma tendência de queda acentuada na taxa líquida de matrículas do Ensino Fundamental em 2023, ou seja, a porcentagem de crianças de 6 a 14 anos que estão matriculadas na etapa. O índice ficou em 94,6/%, retraindo a níveis anteriores a 2016. O IBGE apontou que essa queda se deu principalmente nos Anos Iniciais (6 a 10 anos).

LEIA MAIS: EDUCAÇÃO JÁ 2022: CONHEÇA AS RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino Médio

O Brasil teve pouca oscilação nas taxas de matrículas do Ensino Médio, em comparação a 2022. Em 2023, 91,9% dos jovens de 15 a 17 anos estavam na escola e 75% estavam matriculados especificamente no Ensino Médio. As desigualdades regionais existem e são mais proeminentes na taxa líquida de matrículas. O Sudeste (81%) tem o maior índice de matrículas, já o Norte (65,9%), tem a menor porcentagem.  

EDUCAÇÃO JÁ 2022: CONHEÇA AS PROPOSTAS PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

O que é a Pnad Contínua?

Iniciada em 2012 pelo IBGE, a Pnad Contínua levanta, todo trimestre, informações sobre as características básicas de Educação. A partir de 2016, foi introduzido na pesquisa o módulo anual de Educação que, durante o segundo trimestre de cada ano, amplia a investigação dessa temática para todas as pessoas da amostra. Saiba mais aqui.

Glossário

A taxa de escolarização ou taxa bruta de matrículas trata do total das matrículas em uma etapa específica, independentemente da idade, em comparação com o total da população na faixa etária oficial correspondente. Já a taxa ajustada de frequência escolar líquida ou taxa líquida de matrículas é a razão entre o número total de matrículas de alunos com a idade prevista para estar cursando um determinado nível e a população total da mesma faixa etária.