Tempo de leitura: < 1 minuto

Educação Já 2022: conheça as recomendações de políticas para os Anos Finais do Ensino Fundamental

|

Os Anos Finais do Ensino Fundamental correspondem a um período de mudanças significativas para os alunos, que entram na adolescência ao mesmo tempo que enfrentam um contexto escolar novo e mais complexo. Também é o momento da trajetória escolar em que mais estudantes começam a ter resultados abaixo do esperado, conforme evidenciado pelos níveis de aprendizado e pelas taxas de reprovação, abandono e evasão crescentes ao longo dos anos escolares. Devido a todos esses desafios, é essencial que haja políticas pensadas especialmente para esse período da Educação Básica. 

Entendendo a magnitude do tema, o Todos Pela Educação, em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura, o Instituto Sonho Grande e o Itaú Social, lançou o documento “Anos Finais do Ensino Fundamental: recomendações de políticas educacionais para governos estaduais e federal”, com o objetivo de apresentar sugestões para a formulação e a implementação de políticas públicas focadas nessa etapa para subsidiar os governos federal e estaduais eleitos.

Esse documento faz parte da iniciativa Educação Já 2022, que por meio de diagnósticos e recomendações, busca contribuir para a elaboração de uma agenda sistêmica para a Educação Básica brasileira nos próximos governos eleitos, na finalidade de avançar na garantia do direito à Educação de qualidade para todos.

LEIA O DOCUMENTO COMPLETO