Política Nacional Integrada para a Primeira Infância

Como e por que as políticas públicas para a crianças na Primeira Infância e suas famílias podem transformar o Brasil.

Conhecendo os desafios do Brasil e a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano e social, o Todos Pela Educação dedica esforços significativos a contribuir com o avanço das políticas públicas para a Primeira Infância. Além de estar presente nas diversas iniciativas da nossa trajetória, especialmente produções técnicas, o tema ganha maior centralidade a partir do Educação Já 2022 e resulta em uma articulação intensa, ainda em andamento, com o poder público em 2023. Explore e entenda!

O que é Primeira Infância

A primeira infância é a fase que corresponde aos primeiros seis anos de vida. Essa fase é considerada como uma “janela de oportunidade”, pois é quando diversas estruturas do cérebro estão em formação e há a aquisição de capacidades fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades futuras mais complexas (NCPI, 2014). Por isso mesmo, as experiências vivenciadas na primeira infância impactam ao longo de toda a vida. Esse período estabelece as bases para a saúde, o bem-estar, os processos de aprendizagem e as capacidades de criação e produção de uma pessoa, impactando, inclusive, na saúde e no bem-estar da próxima geração (Unicef, 2006). 

Menina sorrindo

Agenda prioritária para
o todos

A fim de contribuir com uma ampla agenda de prioridades para os governos eleitos ou reeleitos no pleito de 2022, o Todos Pela Educação lançou Educação Já, uma produção técnico-política construída a várias mãos, para incentivar e apoiar a construção de um plano sistêmico para a Educação Básica brasileira nas próximas gestões federal e estaduais. 

As produções abrangem 13 temáticas, entre elas, Primeira Infância, feita em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV). Além da ampla divulgação em eventos e redes sociais, o conjunto de documentos foi apresentado à secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, na primeira semana da nova gestão, apontando a necessidade de esforços excepcionais nessas áreas.

Uma semente no conselho

Em maio de 2023, a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, passa a integrar voluntariamente o Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável – órgão consultivo vinculado à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (CDESS), também conhecido como “Conselhão”.

Sobre o Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância

Em agosto de 2023, acontece a instalação do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância, um dos oito grupos temáticos criados e instalados no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável no mesmo ano. O Todos Pela Educação e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) são escolhidos como responsáveis pela relatoria técnica das atividades do grupo. Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, coordena o GT.

Diversos outros representantes da sociedade civil participam do GT, cujos objetivos principais são buscar elevar a prioridade para a pauta na agenda do Governo Federal, de forma transversal entre os diferentes ministérios, e contribuir para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI), com foco no período da gestação até os seis anos de idade.

Dialogar, imergir e aprender com o Brasil

Discussões técnicas

O cronograma de atividades do GT, do qual o Todos e a FMCSV foram relatores técnicos, incluiu uma série de discussões, rodadas de escuta e encontros técnicos para subsidiar a construção de uma nova política para a Primeira Infância no Brasil. Um dos marcos desse calendário foi o Seminário Primeira Infância: O Brasil aprendendo com o Brasil, em Recife, em novembro de 2023, que reuniu gestores federais, estaduais e municipais em torno da pauta. 

Imersões

O GT imergiu nas melhores experiências brasileiras para conhecer e aprender com elas, tendo como principais referências os casos que acontecem para inspirar uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. As imersões aconteceram nas cidades de Recife, Fortaleza, São Paulo e Boa Vista, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.

Recomendações para o governo federal

Relatório entregue

As recomendações que o GT construiu ao longo de meses de pesquisas e debates foram consolidadas em um relatório final, apresentado ao governo federal pela primeira vez em junho de 2024, na figura do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O documento reúne evidências científicas e analisa avanços legais de políticas públicas conquistados ao longo das últimas décadas, além de mostrar por que a política tem o potencial de ser o grande motor de enfrentamento à pobreza e às desigualdades socioeconômicas no país.

Decreto presidencial
estabelece diretrizes

Os esforços de diálogo político e aporte técnico se efetivaram, ainda em junho de 2024, na assinatura de um decreto presidencial que estabelece as diretrizes para a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e cria um comitê, dentro do governo federal, responsável pela elaboração dessa política. O trabalho do comitê está em andamento, e o Todos Pela Educação segue atuando para que a PNIPI se constitua, ganhe tração, seja inovadora e chegue a todas as famílias.

Política para a Primeira Infância é instituída; implementação é o desafio

O Brasil dá um passo decisivo e inédito na construção de uma política de Estado para as crianças e suas famílias. Em 5 de agosto de 2025, é assinado, pelo governo federal, o decreto que institui a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância – fruto de construção conjunta entre atores da sociedade civil e diferentes setores do poder público.

Na avaliação do Todos Pela Educação, é fundamental que se cumpra um plano de ação guiado por medidas estratégicas, com objetivos claros, metas, indicadores de acompanhamento e responsabilidades bem definidas entre os ministérios. Seguiremos atuando, agora, para que a PNIPI vire realidade concreta para todas as crianças brasileiras – com especial atenção àquelas que mais precisam.

Panorama da Educação infantil

A desigualdade no acesso à creche aumenta entre ricos e pobres – é o que mostrou novo levantamento do Todos. Apesar do avanço nas matrículas, quase 2,3 milhões de crianças de até 3 anos estão fora da creche por dificuldade de acesso. Hoje, 30,6% das que estão entre os mais pobres são atendidas; entre as mais ricas, a taxa chega a 60%.

Realizado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) e no Censo Escolar, o estudo mostra que 41,2% das crianças de até 3 anos são atendidas no país — proporção ainda distante da meta de 50% estabelecida pelo atual Plano Nacional de Educação para 2024