Plano Nacional de Educação:
Entenda o que é, seus objetivos e mudanças

Um novo plano para a educação brasileira na próxima década

O que é o PNE?

O Plano Nacional de Educação (PNE) é o principal instrumento de planejamento da política educacional brasileira. Previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o plano define os resultados que o país pretende alcançar em dez anos. Seu objetivo é garantir que os avanços da Educação Básica e Superior no país sejam planejados, articulados e acompanhados com base em compromissos pactuados em âmbito federativo.

O primeiro Plano Nacional de Educação entrou em vigor em 2001, por meio da Lei nº 10.172, e teve validade até 2011. O segundo plano, instituído pela Lei nº 13.005/2014, está em vigência desde 2014. A legislação previa sua conclusão em junho de 2024, mas o Congresso Nacional prorrogou sua vigência até 31 de dezembro de 2025, conforme a Lei nº 14.934/2024. Ambos os planos foram resultado de intensos processos de debate legislativo e participação da sociedade civil, e funcionaram como importantes referências para a formulação de políticas públicas em todo o país.

O plano ainda vigente

O PNE 2014–2024 estabeleceu 20 metas e 254 estratégias, monitoradas por meio de 56 indicadores. Ele impulsionou a elaboração de planos estaduais e municipais de educação, alinhados às diretrizes nacionais e adaptados às realidades locais. Apesar dos avanços registrados em diversos aspectos, a implementação do plano revelou desafios importantes: segundo dados oficiais, apenas quatro indicadores haviam atingido a meta prevista, enquanto 15 chegaram a 90% do objetivo e 23 ainda estavam abaixo de 80% do cumprimento.

Esses dados apontam para a necessidade de um novo plano mais exequível, com metas claras e monitoramento eficaz, conforme argumento Todos Pela Educação em seminário na Câmara dos Deputados em junho de 2024.

Em um ambiente formal de conferência ou audiência pública, uma mulher fala ao microfone sentada à mesa, gesticulando com a mão esquerda. Ela tem cabelos castanhos e usa blazer azul escuro. À sua frente, há um notebook e copo com água. O fundo exibe um painel institucional da FPME (Frente Parlamentar Mista da Educação), com os dizeres: “10 anos de PNE e o novo Plano Nacional de Educação”, sobre um padrão gráfico em tons de verde e azul. Outros participantes estão parcialmente visíveis ao seu lado, indicando uma mesa composta.

Novo ciclo, novo plano

Em  junho de 2024, o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 2.614/2024, com a proposta do novo Plano Nacional de Educação. O texto é resultado de um processo de construção que envolveu amplo debate e diálogo com representantes da sociedade civil e de diferentes esferas de governo. O projeto está, atualmente, em análise na Câmara dos Deputados. 

O novo texto apresenta 18 objetivos, que foram organizados em oito temáticas principais pelo MEC ao apresentar a proposta: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Integral, Diversidade e Inclusão, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Superior e Estrutura e funcionamento da Educação Básica, que se desdobram em 58 metas, para quantificar os resultados almejados, e em 252 estratégias, concebidas como políticas, programas e ações prioritárias para assegurar a realização dos objetivos propostos.

PNE 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014)

20

metas

56

indicadores

254

estratégias

NOVO PNE (PL nº 2.614/2024)

18

objetivos

58

metas

252

estratégias

PNE na agenda legislativa

Em março de 2025, durante o Encontro Anual Educação Já, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a criação de uma comissão especial dedicada à tramitação do novo PNE. Menos de um mês após a declaração, em 4 de abril, a comissão foi oficialmente instalada na Câmara.

Na reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar de Educação (FPME) em 2025, a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, defendeu uma mobilização política em torno da elaboração e da implementação do novo PNE.

Hugo Motta
Priscila Cruz na FPME - PNE

Contribuições técnicas do Todos Pela Educação

Em abril de 2025, o Todos Pela Educação lançou nota técnica sobre o Projeto de Lei nº 2.614/2024, com uma análise aprofundada da proposta em sua primeira versão. O documento reconhece avanços importantes, especialmente em metas relacionadas à qualidade da aprendizagem e à promoção da equidade, mas também aponta aspectos que precisam de aprimoramento. Entre eles, estão a necessidade de metas mais claras e mensuráveis, a previsão de prazos intermediários, um sistema de monitoramento mais robusto e mecanismos eficazes para fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos. Esse é o primeiro de uma série de posicionamentos que serão atualizados nesta página ao longo da tramitação legislativa.

Veja um resumo dos pontos positivos e de aprimoramento.