Tempo de leitura: < 1 minuto

#SomosTodosPelaEducação: Um país mais seguro e mais justo se forma na escola

|

A população carcerária no Brasil apresenta índices educacionais piores em comparação com o restante dos brasileiros. De acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) do Ministério da Justiça, 54,8% dos presos em 2017 não chegaram a concluir o Ensino Fundamental, enquanto isso era realidade para 33% das pessoas no Brasil. Isso não é coincidência: quem tem mais escolaridade, têm mais oportunidades. A escola faz muita diferença na educação.

Para se ter uma ideia, de acordo com estudo realizado pelos economistas Lochner e Moretti um ano a mais de estudo tende a reduzir a taxa de aprisionamento da população em 11% a 16%.

Um outro estudo, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2016, feito nos 81 municípios mais violentos do Brasil, mostrou também que a cada 1% a mais de jovens entre 15 e 17 anos na escola, há uma diminuição de 2% na taxa de assassinatos.

Agora, imagina que essa Educação ainda fosse de qualidade? Com aprendizado adequado, esses jovens poderiam ter muito mais oportunidades de emprego, renda, empreendedorismo, cidadania…melhorando a vida de cada um deles e de todos nós nesse imenso Brasil.

Vamos juntos nessa mobilização!

 

LEIA MAIS