Tempo de leitura: < 1 minuto

#SomosTodosPelaEducação: Há 87 anos, um pedido de priorização política da Educação

|

Política da Educação: Em 1932, um grupo de 25 educadores da elite intelectual brasileira, dentre eles Anísio Teixeira e Cecília Meireles, lançou um manifesto ao povo e ao governo que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. Ele trouxe uma nova visão para o ensino brasileiro: a de função social, vetor para redução de desigualdades. O documento foi publicado nos principais veículos de comunicação da época e, até hoje, é considerado um dos grandes marcos da história nacional da Educação.

O vídeo é um trecho de um depoimento de Célio da Cunha, professor da Universidade Católica de Brasília e sócio fundador do Todos, para este vídeo, no qual ele destaca a frase inicial do Manifesto dos Pioneiros, e afirma a importância da Educação Básica como prioridade na agenda política brasileira para que o País se desenvolva de forma consistente e duradoura.

Não podemos ser mais uma geração para quem a Educação teve uma importância apenas retórica. Cabe a cada um de nós demandar e apoiar o País por uma política da educação pública que garanta o aprendizado de todos.

Vamos juntos nessa mobilização!

 

LEIA MAIS: