Tempo de leitura: < 1 minuto

Recomposição da aprendizagem: Todos debate caminhos em evento do Conviva Educação

|

Presença e mais tempo de escola. Estes foram os pilares para recuperação da aprendizagem apontados por Lucas Hoogerbrugge, líder de relações governamentais do Todos, em evento do Conviva Educação nesta quinta-feira (28). 

 A videoconferência Recomposição da aprendizagem no ensino fundamental foi organizada pelo Conviva Educação, uma iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com fundações do terceiro setor e com apoio de outras entidades municipalistas. Também participaram da discussão Maria Regina Passos, da Undime; Tereza Perez, da Comunidade Educativa (Cedac) e Karine Vieira, do Instituto Natura.

Lucas indicou a necessidade de uma resposta acelerada para a retomada das aulas presenciais com a segurança e o preparo necessários: “Não adianta falarmos em recomposição da aprendizagem se as crianças e jovens não estiverem dentro da sala de aula”. Ele explicou: “Com a tendência de alta da evasão escolar, é preciso criar redes de acolhimento: bater de porta em porta e oferecer estrutura para recuperar esses estudantes e garantir que eles estejam aprendendo”.

“Só é possível recuperar o tempo perdido com mais tempo. Vamos ter que investir mais em tempo qualificado para o processo de ensino-aprendizagem, e isso envolve um investimento muito forte na Educação integral e no acolhimento à toda a comunidade escolar”, afirmou Lucas.

 Veja a íntegra do debate:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=4PtqGAZxjBk[/embedyt][embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=4PtqGAZxjBk[/embedyt]