Tempo de leitura: < 1 minuto

Plano Nacional de Educação: análise do parecer apresentado na Comissão Especial do PNE na Câmara

Estudante visto de costas entrando em uma sala de aula, usando mochila azul. À frente, colegas estão sentados em carteiras e uma professora em pé observa a turma.

O Todos Pela Educação realizou uma análise do parecer apresentado nesta terça-feira (14) pelo deputado federal Moses Rodrigues (União-CE), sobre o projeto de lei que trata do novo Plano Nacional de Educação. A apresentação do relatório na Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados representa um passo importante no avanço da pauta no Legislativo. O texto apresentado como substitutivo avança e aprimora a proposta do governo federal, que já era bastante positiva. 

A análise do Todos Pela Educação destaca pontos positivos do projeto de lei original que foram mantidos no parecer do relator, os principais avanços introduzidos no texto e também os pontos que ainda demandam aprimoramento. Entenda ponto a ponto aqui. 

Agora, é essencial que a votação final do texto ocorra de forma célere e receba a devida prioridade também no Senado Federal, que terá a oportunidade de qualificar ainda mais o Projeto de Lei. Algumas discussões ainda precisam ser aprofundadas,  como as questões relacionadas ao financiamento educacional e à concretização do Programa Nacional de Infraestrutura Escolar. Aguarda-se a apresentação do projeto de lei complementar específico sobre esses temas — anunciado no evento de lançamento do parecer — para que o debate possa avançar de forma consistente e qualificada.

Tendo em vista a relevância do tema, para o Todos Pela Educação é fundamental que o novo PNE seja aprovado e sancionado ainda em 2025, permitindo que o país inicie o ano de 2026 com as metas educacionais definidas para a próxima década.

LEIA O NOSSO POSICIONAMENTO NA ÍNTEGRA 


SAIBA MAIS

Plano Nacional de Educação: saiba mais sobre a nossa atuação
Leia a nossa análise técnica sobre o PL 2.614/2024

 

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1