Tempo de leitura: < 1 minuto

Novo Fundeb: Lucas Hoogerbrugge fala sobre financiamento da Educação em evento da Undime

|

Fórum promove painéis sobre políticas públicas educacionais em comemoração aos 35 anos da instituição. Data é marcada pelo centenário do educador Paulo Freire

Representando o Todos Pela Educação, Lucas Hoogerbrugge, líder de relações governamentais, participou nesta quinta-feira (16) da mesa de debate “O novo Fundeb e o desafio de um financiamento adequado para a Educação”. O evento faz parte do 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Lucas comentou o histórico de debates que precederam a aprovação do novo Fundeb, que descreveu como “uma conquista feita a muitas mãos”. Segundo ele, ainda é preciso avançar na discussão sobre fatores de ponderação, índices que determinam a forma de distribuição dos recursos.

Para Lucas, além do Fundeb – uma estrutura permanente – é preciso construir instrumentos de financiamento focados em resolver problemas atuais, aqueles decorrentes da pandemia. “Vamos passar por um momento em que os indicadores de abandono e evasão escolar irão disparar. E é preciso investimento para enfrentar isso”, enfatizou.

Palco de evento com uma mulher e três homens usando máscara cirúrgica. Pessoas na plateia.

Crédito: Undime