Tempo de leitura: 2 minutos

FOCO E UNIÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

|

O Brasil, os brasileiros, suas lideranças públicas e da sociedade civil, absolutamente todos nós estamos sendo colocados à prova no enfrentamento ao novo Coronavírus Covid-19. Está muito claro que, para além das questões sanitárias, o grande desafio daqui em diante passa pela união em torno de valores e ações, como solidariedade, cuidado comunitário e responsabilidade cívica, política e institucional.

O momento atual exige foco inequívoco: fazermos de tudo que está ao nosso alcance para reduzir danos que, infelizmente, já começam a ser contabilizados. Assim como milhões de brasileiros(as) e inúmeras instituições de todo o País, o Todos Pela Educação tem compreendido que não é hora para pânico, mas tampouco para contemporização. Cientes da gravidade do cenário projetado, entendemos que o registro das principais medidas que temos adotado se faz necessário não apenas por questões de transparência, mas, fundamentalmente, para reafirmar as orientações das autoridades governamentais de saúde e que serão determinantes para a contenção da crise.

Conforme já bastante disseminado na imprensa, há 8 dias, e mesmo sem exigência das autoridades à época, cancelamos, ainda durante a sua realização, nosso principal evento do ano, tão logo surgiu a suspeita de que nossa presidente-executiva havia sido infectada pelo novo coronavírus (o que, felizmente, não se confirmou). Com o aprofundamento da crise, desde o dia 12 de março adotamos o regime de teletrabalho para toda a equipe, adiamos eventos e cumpriremos normas sanitárias rígidas se e quando reuniões presenciais forem imprescindíveis. Ademais, já há alguns dias nossa comunicação nas redes sociais está voltada, prioritariamente, para o compartilhamento de informações pertinentes ao cenário das escolas diante da pandemia, assim como informações de prevenção e da situação do País. Seguiremos essas diretrizes enquanto necessário.

Este pode ser um momento de inflexão e amadurecimento para toda a sociedade. Independentemente de nossas causas principais – no nosso caso, a Educação Básica – um ambiente político democrático e socialmente solidário, dedicado aos cuidados aos brasileiros e voltado a resultados efetivos, e não aos dogmas e embates que só interessam a algumas pessoas e grupos, é a base sobre a qual construiremos o País que tanto queremos e precisamos.

Vamos juntos, todos e juntos, superar esse desafio.

 

Todos Pela Educação