Tempo de leitura: 2 minutos

Live Educação Já! E para Todos! tratou sobre equidade no Dia da Educação

|

No Dia da Educação (28 de abril), o Todos Pela Educação realizou uma live em seu Instagram, com Priscila Cruz (presidente-executiva da organização) e Ítalo Dutra (chefe de Educação do UNICEF no Brasil). Com o tema “Educação Já! E para todos! Pelo Compromisso de Superar os desafios da pandemia”, a busca pela equidade foi pano de fundo para o bate-papo. 

Priscila Cruz reiterou que as desigualdades estão se somando diante da pandemia e que as políticas públicas precisam se voltar para as vulnerabilidades e compreender as complexidades deste momento. Para ela, “as escolas estão fechadas porque estamos num momento de pandemia descontrolada. Então, quem paga o preço são as crianças e jovens mais vulneráveis do País. Precisamos protegê-los, proteger seu desenvolvimento. E fugir dos extremismos, respostas fáceis são erradas para temas complexos”. 

Ítalo Dutra comentou que, em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à Educação no Brasil, dado do mais novo estudo do UNICEF e do Cenpec, apontando que as desigualdades da Educação passam por desigualdades de renda, etnia e geografia. Ele ainda fez um chamado: “precisamos ir atrás dos milhões de crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar, para que retomem o vínculo com a escola. Mobilizando o governo, a sociedade civil e as próprias escolas”. 

Ao voltarem os olhares para as experiências positivas do Brasil, Priscila Cruz falou sobre o podcast Lições que Ficam, do Todos, mostrando que podemos aprender com as iniciativas brasileiras. Já Ítalo Dutra trouxe à pauta a questão da governança: “temos experiências muito interessantes no Brasil que precisam ser mais exploradas. Vamos olhá-las, aprender, e adaptá-las aos contextos. Estamos perdendo uma riqueza imensa que produzimos, porque não conseguimos construir uma governança”. 

A live está disponível em nosso Instagram. Assista aqui: