Tempo de leitura: 3 minutos

Encontro Anual Educação Já 2020

|

Um dia para ficar na memória. Assim foi o Encontro Anual Educação Já! 2020, em que reunimos todos que são pela Educação – pública, de qualidade e com igualdade de oportunidades. Gente com compromisso em fazer avançar as pautas urgentes do Ensino Básico e que sabe que cada minuto perdido é vento oportuno que não volta para nossos 40 milhões de meninos e meninas da rede pública.

Centrado nos temas da agenda suprapartidária Educação Já!, o encontro realizado no Centro de Convenções Brasília 21, no dia 09 de março de 2020, na capital federal, contava com mais dois dias, mas, infelizmente, teve de ser cancelado diante de uma suspeita de infecção por coronavírus da presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz – que foi descartada dias depois. O dia que tivemos, entretanto, foi marcante. Trazemos a seguir destaques do evento para relembrar os melhores momentos a você, que esteve conosco, e inspirar quem não pode acompanhar.

Engajamento com o futuro requer ação decisiva e incisiva no presente. A TODOS que demonstraram esse comprometimento por Educação Já!, o nosso muito obrigado.

 

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

Nota C para a Educação Básica brasileira em 2019

Essa foi a conclusão da primeira edição do Relatório Anual de Acompanhamento Educação Já!, lançado por nós durante a abertura do Encontro Anual. Com destaques positivos, negativos e perspectivas para este ano, compilamos um material minucioso que mapeia avanços e desafios da Educação Básica – conteúdo útil a cobertura jornalística, artigos de opinião, gestão educacional e aos cidadãos que queiram monitorar como andam as políticas educacionais do Brasil.

 

Baixe o Relatório aqui

 

Destaques dos painéis do dia 09 de março

 

FUNDEB

No início de 2020, o Fundeb era a grande pauta do ano. Prestes a ter seu prazo vencido, o principal fundo de financiamento da Educação Básica precisava ser tornado permanente, além de melhorias para garantir que os recursos fossem maiores e melhores distribuídos. O Encontro Anual Educação Já 2020 foi um marco para o tema, uma vez que reuniu lideranças políticas e técnicas, além de parlamentares e gestores públicos, que colocaram o tema no centro do debate naquele ano. Em dezembro de 2020, um fundo aperfeiçoado foi aprovado pelo Congresso Nacional. Confira os debates sobre o tema durante o encontro:

O Congresso Nacional na Educação em 2020: protagonismo e responsabilidade

O painel político “A Educação Básica na pauta: com a palavra, o Congresso Nacional”, mediado pela jornalista Eliane Cantanhêde, contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia. “É preciso discutir o Fundeb olhando para o longo prazo, do contrário, seria um erro histórico”, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados em 2020.

Veja como foi a mesa

 

O que será do Fundeb?

O painel “2020 chegou. O que será do Fundeb?” reuniu os especialistas: Deputado Federal Bacelar (PODE-BA), Frederico Amancio, então Consed e hoje secretário municipal de Educação do Recife, João Marcelo Borges, Luiz Miguel Garcia (Undime) e Mansueto Almeida, então secretário do Tesouro Nacional em março de 2020. “Mais recursos para Educação é consenso. O que está em debate é o quanto e com que velocidade”, Mansueto Almeida.

Veja como foi a mesa

 

EDUCAÇÃO 2019-2020: BALANÇO E PERSPECTIVAS

Especialistas apontaram os grandes desafios para o ano de 2020: aprovação do Novo Fundeb; implementação da BNCC e Novo Ensino Médio. Participaram da mesa Ana Inoue, presidente do Conselho de Governança do Todos; Frederico Amancio, Sen. Izalci Lucas (PSDB/DF), Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime, Luiz Roberto Liza Curi, do CNE, e Rebeca Otero, da Unesco. Jânio Macedo, então secretário de Educação Básica do MEC à época, foi convidado a participar do debate, mas, alegando divergência de agenda, não compareceu.

Veja como foi a mesa

Your IP Address is:
162.241.136.94