Tempo de leitura: 2 minutos

Educação Já Municípios: Da prioridade à prática

As contribuições realizadas nos últimos meses envolveram as secretarias municipais de Educação de Belém (PA), Florianópolis (SC), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Vitória e Serra (ES).
A imagem mostra uma sala de aula com várias crianças sentadas em carteiras, vistas de trás. Em destaque, há uma menina com duas tranças e camiseta vermelha, olhando para a frente. A professora está de pé, desfocada, circulando entre as mesas. O ambiente é iluminado, com clima de aula em andamento.

Após aprofundamento ao longo de 2025, o Todos Pela Educação concluiu o apoio técnico ao planejamento estratégico de redes municipais, a partir da iniciativa Educação Já Municípios, e seguirá acompanhando de perto a implementação, bem como os resultados educacionais das cidades envolvidas.

A atuação, que é estritamente voluntária e sem qualquer tipo de repasse ou contrapartida financeira, tem como objetivo oferecer subsídios para o fortalecimento da gestão das redes de ensino. 

As contribuições realizadas nos últimos meses envolveram as secretarias municipais de Educação de Belém (PA), Florianópolis (SC), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Vitória e Serra (ES), em um trabalho que contemplou:

  • Diagnósticos das redes e leitura de contexto local;
  • Identificação de prioridades e metas realistas;
  • Imersões com escuta qualificada de gestores e equipes técnicas;
  • Acompanhamento dos desdobramentos das ações.

 

“A prioridade para a Educação precisa ser concreta, na prática. Logo, é imprescindível que esteja refletida de maneira consistente no planejamento das gestões. E temos observado secretarias comprometidas com uma agenda sistêmica na Educação, voltada para políticas educacionais estruturantes, que podem e devem inspirar outras redes pelo país”, avalia Pedro Rodrigues, coordenador de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação.

No próximo ano, o “Educação Já Municípios” seguirá acompanhando os planejamentos, contribuindo para formulação e implementação de políticas e monitorando os resultados educacionais, de maneira independente. A iniciativa também conta com encontros entre prefeitos e secretários das maiores cidades do país, formação de gestores, produção de conhecimento, entre outras ações. 

Panoramas apresentam dados educacionais atualizados das redes municipais

Buscando contribuir com o debate e diagnósticos educacionais nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, o Todos Pela Educação produziu panoramas atualizados das 46 maiores cidades do país

Os panoramas reúnem indicadores de acesso, trajetória, aprendizagem e equidade, oferecendo uma fotografia recente da Educação Básica nessas cidades, que concentram uma parte expressiva dos estudantes do país. 

Confira abaixo os dados atualizados, por município, abaixo: 

Aparecida de Goiânia (GO) Manaus (AM)
Aracaju (SE) Natal (RN)
Belém (PA) Nova Iguaçu (RJ)
Belo Horizonte (MG) Osasco (SP)
Boa Vista (RR) Palmas (TO)
Campinas (SP) Porto Alegre (RS)
Campo Grande (MS) Porto Velho (RO)
Contagem (MG) Recife (PE)
Cuiabá (MT) Ribeirão Preto (SP)
Curitiba (PR) Rio Branco (AC)
Duque de Caxias (RJ) Rio de Janeiro (RJ)
Feira de Santana (BA) Salvador (BA)
Florianópolis (SC) Santo André (SP)
Fortaleza (CE) São Bernardo do Campo (SP)
Goiânia (GO) São Gonçalo (RJ)
Guarulhos (SP) São José dos Campos (SP)
Jaboatão dos Guararapes (PE) São Luís (MA)
João Pessoa (PB) São Paulo (SP)
Joinville (SC) Serra (ES)
Juiz de Fora (MG) Sorocaba (SP)
Londrina (PR) Teresina (PI)
Macapá (AP) Uberlândia (MG)
Maceió (AL) Vitória (ES)

 

Veja também

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1