Tempo de leitura: < 1 minuto

Educação de qualidade é inclusiva: Todos realiza live com Instituto Rodrigo Mendes

|

No Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o Todos Pela Educação convidou para um bate-papo com Priscila Cruz (Todos), Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes) para nos ajudar a aprofundar e qualificar as reflexões sobre a Educação de qualidade e inclusiva como direito de todos. 

Logo no início da conversa, Priscila questionou o porquê de o direito à Educação não ser garantido efetivamente para todos. Rodrigo destacou que é preciso partir do princípio de que toda criança importa e que deveríamos falar das diferenças humanas que estão presentes em qualquer território e continuou: “A inclusão promove a equidade e contribui com a qualidade da Educação. A Educação Inclusiva, além de ser porta de entrada para quem estava fora do sistema, é uma enorme oportunidade para melhorar o tipo de Educação oferecido pelas escolas. E a escola inclusiva dá aos alunos a preciosa oportunidade de conviver desde a infância com um reflexo do mundo, que é heterogêneo. Isso favorece a cidadania, o respeito e a tolerância”. 

Outros temas foram ainda abordados como: bons exemplos brasileiros de Educação Inclusiva, a importância da intersetorialidade, a formação de professores, a infraestrutura escolar, a diversificação de estratégias no combate à evasão escolar diante da pandemia, com ações de acolhimento a alunos e famílias. Rodrigo também comentou sobre a inclusão representar uma mudança de estágio civilizatório: “tornando a escola um espaço que abrace a diversidade, miramos o leme para uma sociedade que não aceitará abismos sociais”. 

Quando perguntado por Priscila sobre seu sonho, nosso convidado concluiu: “meu sonho é que todas as crianças que tenham algum impedimento possam usufruir da chance que eu tive de estudar”. 

Assista à live: