Tempo de leitura: 2 minutos

De cara nova – Todos renova Observatório do Plano Nacional de Educação. Confira as novidades da plataforma

|

Para acompanhar os indicadores de monitoramento de dados da Educação Básica no Brasil, o Todos Pela Educação e 29 instituições parceiras lançaram o Observatório do Plano Nacional de Educação, em 2013. Resultado de um projeto de aprimoramento da plataforma ao longo de 2020, nesta segunda-feira, 14, a plataforma ganha uma nova versão visual e, ainda mais importante, mudanças em sua usabilidade, facilitando aos usuários o acompanhamento dos indicadores do PNE e proporcionando uma melhor experiência de navegação pelo site (veja abaixo as principais mudanças).

Importante instrumento de controle social, a ferramenta dá transparência aos dados do Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014, e está disponível para que todo e qualquer membro da sociedade civil possa acompanhar as análises, pesquisas e dados que norteiam a Educação Pública, contribuindo para a qualificação e o fortalecimento do debate educacional.

Aprimoramentos do OPNE

Além de uma importante adaptação ao acesso mobile (por smarthphones) e da atualização da identidade visual, outros pontos foram aprimorados. São eles: a visibilidade às metas do PNE, a compreensão dos indicadores utilizados na plataforma, a experiência do usuário no acesso aos dados e gráficos, a visibilidade aos conteúdos das estratégias do PNE, a atualização da linguagem de programação do site, tornando-o mais moderno e flexível, e a interação com as redes sociais.  

CONFIRA A NOVA VERSÃO DO SITE AQUI

Conheça o Observatório 

O Observatório do PNE, criado em 2013, é um projeto de monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele traz indicadores de monitoramento das metas e estratégias do plano. Coordenado pelo movimento Todos Pela Educação, a iniciativa é constituída por mais 29 organizações ligadas à Educação e especializadas nas diferentes etapas e modalidades de ensino que, juntas, realizam o acompanhamento permanente das metas e estratégias do PNE durante sua vigência: Associação de Jornalistas de Educação – Jeduca, Associação Nova Escola, Capes, Cenpec, Centro de Excelência e Inovação em Política – CEIPE, Comunidade Educativa CEDAC, Conhecimento Social, Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, Fundação Abrinq, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho / Canal Futura, Fundação Santillana, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Avisa Lá, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Instituto Paulo Montenegro, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Unibanco, Ipea, Itaú Social, Mais Diferenças, SBPC, UNESCO, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, UNICEF e Universia.