Tempo de leitura: 2 minutos

Mês dos Professores: fortalecer nossos professores é trabalho coletivo 

|

Mês dos Professores: fortalecer nossos professores é trabalho coletivo 

Ao longo de outubro, reuniremos materiais para colocar os docentes em evidência

Se para criar uma criança é preciso uma aldeia, para ensinar não é diferente. Por trás de um professor está o desafio de construir saberes com estudantes em constantes mudanças e em contextos sociais diversos. Por isso, educar exige aliados. Desde os professores universitários, passando pelos gestores públicos, profissionais da Educação, técnicos das secretarias, pais e estudantes. 

Esse é um compromisso de todos. Em outubro, mês dos professores, o Todos Pela Educação reúne levantamentos, depoimentos e materiais para destacar que o Brasil precisa de docentes bem preparados, motivados e com condições adequadas de trabalho em todas as escolas.

Antes de mostrar todo nosso trabalho voltado aos professores, temos um presente aquele (e) professor(a) especial, nos ajude fazendo este presente chegar até ele (a), saiba como aqui!

Agora, confira o que já divulgamos neste período:

 

RAIO-X DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

– Levantamento feito pelo Todos Pela Educação mostra que 65% dos concluintes em formação inicial docente cursaram EaD. Notas da maioria das graduações na área vêm caindo no Brasil, acesse a análise!

– A maioria dos futuros professores não cumpriu as horas mínimas exigidas de estágio obrigatório. Veja aqui o levantamento.

 

PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

– Os professores fazem parte dos fatores escolares essenciais para transformar a aprendizagem. Em outras palavras, não se aprende bem sem educadores bem formados e valorizados. A valorização e o fortalecimento dos docentes estão entre as medidas estruturais elencadas pela agenda Educação Já, um documento para estimular debates com todos que desejam que o ensino de qualidade deixe de ser privilégio de poucos. Acesse aqui.

– Se o Governo Federal tivesse de escolher imediatamente políticas fundamentais para mudar o cenário docente no País você saberia quais seriam? O Todos Pela Educação, em parceria com o Movimento Profissão Docente, indica cinco propostas centrais no documento de recomendações de políticas docentes. Conheça quais são aqui.

 

COM A PALAVRA, OS PROFESSORES

– Parceria entre Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente, pesquisa de opinião mostra que 56% dos professores entrevistados afirmam não terem recebido orientação específica em seu primeiro ano de docência, quando estudos demonstram que a curva de aprendizagem é muito mais alta nos cinco primeiros anos de prática. Acesse aqui.