WEBINÁRIOS: CAMINHOS E DESAFIOS PARA A VOLTA ÀS AULAS APÓS CONTROLE DA PANDEMIA
Importante para diminuir a velocidade de disseminação da Covid-19, a suspensão das aulas presenciais por todo o País exigiu adaptações emergenciais das redes de ensino para mitigar os efeitos da suspensão e manter o vínculo dos alunos com a escola e a aprendizagem. Apesar da importância do ensino remoto, diagnosticar e combater os prejuízos causados pela afastamento presencial da escola será urgente na volta às aulas. Para debater os desafios relacionados a isso, o Todos Pela Educação elaborou uma nota técnica sobre os desafios e caminhos para o retorno às aulas presenciais.
O documento foi discutido em dois encontros online transmitidos pelo canal no Youtube da organização, o primeiro ocorreu no dia 7 e o segundo no dia 11 (assista abaixo). Juntos, os dois webinários “O Desafio da volta às aulas: contribuições para o debate público” reuniu 13 especialistas e professores (veja lista abaixo).
ASSISTA À PRIMEIRA E SEGUNDA PARTES DOS WEBNÁRIOS SOBRE OS DESAFIOS DE VOLTA ÀS AULAS
Debate com os especialistas:
Debate com os professores:
Entenda o assunto: o que outros países podem nos ensinar
A nota técnica do Todos Pela Educação “O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da Covid-19: contribuições para o debate” visa qualificar o debate público e subsidiar tomadores de decisão acerca de questões relevantes a serem consideradas na futura reabertura das escolas. O documento traz uma análise dos principais aprendizados advindos de pesquisas sobre países e regiões que já passaram por situações de suspensão prolongada das aulas – em função, por exemplo, de epidemias, guerras e desastres naturais. O texto aborda também estudos sobre os desafios que serão enfrentados pela gestão educacional nos próximos meses, como a necessidade de retomada de aulas de forma gradual e outras adaptações ao cenário de controle da pandemia. Destaca-se, ainda, que a nota contou com contribuições e revisão crítica especialistas em Educação com ampla experiência na gestão pública educacional e advindos de diferentes regiões do País.
Ensino remoto: saiba o que é
O Todos também lançou uma nota técnica sobre as atividades de ensino remoto com base nas pesquisas e nos dados mais recentes sobre o assunto e o uso da internet no Brasil. A partir disso, o Todos realizou dois webinários da série “Diálogos com o CNE” sobre o assunto, abordando também as orientações dadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para as atividades remotas e o aproveitamento letivo. Clique nos títulos para saber mais.
- Webinário “Regulação e gestão educacional durante a emergência de saúde pública”, ocorrido no dia 23 de abril.
- Webinário “A Educação frente à Pandemia”, ocorrido no dia 8 de abril
CONHEÇA OS PARTICIPANTES
Webinário “O Desafio da volta às aulas” – Contribuições para o debate – Dia 07, às 17h
Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo
Pesquisador visitante e professor adjunto da Universidade Columbia em Nova York, pesquisador do Centro de Economia e Política do Setor Público da FGV/SP e consultor.
Cecilia Motta, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul. Foi secretária municipal de Educação de Campo Grande (MS), ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Mato Grosso do Sul e vice-presidente da Undime Nacional.
Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
Secretário municipal de Educação de Sud Mennucci (SP). Possui graduação em letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação de Goiás
Foi deputada federal (PSDB) pelo estado por dois mandatos (2003/2006 – 2007/2010). É formada em Letras, mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela também foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação
Formado em Administração pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, e pós-graduado em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Atuou por três anos na secretaria de Educação do estado de São Paulo.
Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação
É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Washington Bonfim, cientista político
Foi secretário de Educação e de Planejamento de Teresina (PI) na gestão Firmino Filho (PSDB).
Webinário “O Desafio da volta às aulas” – a visão dos professores – Dia 11, às 17h
Ademir Almagro, professor de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo
Membro da Rede Conectando Saberes
Alexsandro Santos, consultor técnico na Câmara Municipal de Educação de São Paulo e especialista em Educação do Instituto Unibanco
Doutor pela Universidade de São Paulo e coordenador do programa de Pós-Graduação em Legislativo, Território e Gestão Contemporânea da Cidade na Escola do Parlamento.
Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ceipe/FGV)
Ex-ministra da Administração e Reforma no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e ex-secretária de Educação do Rio de Janeiro na gestão Eduardo Paes (à época MDB).
Ivan Gontijo Akerman, coordenador de projeto do Todos Pela Educação
É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos últimos dois anos, fez parte do Programa de Formação de Lideranças do Ensina Brasil como professor de matemática em uma escola de Cuiabá-MT. Atualmente, atua nas áreas de políticas docentes e BNCC.
Janaína Barros, coordenadora pedagógica da rede estadual da Bahia
Membro da Rede Conectando Saberes
Mara Mansani, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de Sorocaba
Membro da Rede Conectando Saberes
Pedro Cavalcante, professor de Ensino Fundamental II da rede estadual de Mato Grosso do Sul
Membro da Rede Ensina Brasil
Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação
É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).