Tempo de leitura: 2 minutos

Um País se constrói com democracia e Educação: Todos firma parcerias em prol da Educação Municipal

|

Em expansão, trabalhos conjuntos já alcançam sete fundações partidárias, além da FNP e da Undime. Esforço se dá no âmbito do Programa Compromisso com a Educação, que oferece curso de formação gratuito e selo de participação a municípios

Em uma sequência de eventos realizada entre junho e agosto, o Todos celebrou a colaboração de fundações partidárias e entidades municipalistas na divulgação do Programa Compromisso com a Educação. Tendo como princípio sensibilizar e orientar municípios para a melhoria do Ensino Básico, a iniciativa oferece curso de formação para apoiar as gestões municipais na construção de políticas públicas de Educação e Democracia.

O programa teve mais de 4 mil inscritos, representando 1391 municípios brasileiros. As inscrições encerraram em agosto.

Reflexões, proposições e trabalhos conjuntos
O fortalecimento da democracia e o avanço da Educação acontecem a partir da abertura para o diálogo, debate e compreensão de ideias. Seguindo esta, que é a base de atuação do Todos há 15 anos, a organização oficializou acordos de cooperação com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e oito fundações partidárias, além de ter apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na divulgação do programa. Mais acordos estão sendo tratados entre o Todos e outras fundações partidárias.

Até o momento, foram assinados acordos com as seguintes fundações: Fundação 1º de Maio, Instituto Liberdade e Cidadania, Instituto Teotônio Vilela, Fundação Podemos, Fundação João Mangabeira, Rede Brasil Sustentável, Fundação Ulysses Guimarães e Espaço Democrático.

O objetivo das parcerias é ampliar e qualificar o debate sobre políticas educacionais e levar o Programa Compromisso com a Educação a um grande número de cidades brasileiras, abrangendo diversidades regionais e ações em prol da Educação.

Curso Educação Já Municípios: veja o edital

O Curso Educação Já Municípios, que compõe uma das etapas do programa, é uma formação gratuita de 30 horas de duração, totalmente online e com atividades assíncronas. Isso significa que os cursistas poderão assistir às aulas e realizar as tarefas no ritmo e na plataforma que preferirem: via site ou aplicativo de celular.

Impactos da pandemia, regras do novo Fundeb e premissas para uma Educação pública de qualidade são apenas alguns exemplos dos conteúdos estruturados em 10 unidades e 34 horas de formação com os maiores especialistas do País. O curso foi elaborado com apoio da FGV DGPE, FGV In Company e da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto.

Relembre as etapas do Programa Compromisso com a Educação

VEJA ABAIXO A GALERIA DOS EVENTOS REALIZADOS:

Um País se constrói com democracia e Educação.