Iniciativa visa apoiar o desenvolvimento de gestores públicos de redes municipais de ensino e inaugura nova frente de atuação da organização
Com o objetivo de fortalecer a capacidade dos gestores públicos de liderarem com sucesso reformas educacionais no Brasil, o Todos Pela Educação lança uma jornada formativa voltada a lideranças de secretarias de Educação, uma iniciativa que marca um novo capítulo na atuação da organização: a formação direta de quadros públicos estratégicos.
A primeira edição da jornada, em caráter piloto, terá um formato reduzido e focado em gestores de grandes municípios, reunindo 17 participantes em posições de liderança nas secretarias municipais de Educação, como secretários e subsecretários. A seleção levou em conta o histórico de diálogo desses profissionais com o Todos e o interesse já demonstrado em temas ligados à política educacional.
O conteúdo da jornada terá como base dois pilares principais: o que fazer – a partir da abordagem sobre elementos estruturais de um sistema educacional – e o como fazer – com uma discussão sobre estratégias comuns de reformas educacionais bem sucedidas. A abordagem formativa terá como base a ciência da aprendizagem, tendo como foco principal o aprofundamento em casos reais de reformas em redes de ensino de grande porte no Brasil, contados por gestores públicos que lideraram tais reformas, e na aprendizagem colaborativa, a partir da trocas e discussões entre os participantes.
Segundo o diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, a aposta na formação de lideranças é uma das importantes estratégias que podem apoiar mudanças estruturais e duradouras no sistema educacional brasileiro.
“Reunimos um grupo com gestores públicos de diferentes regiões do país que são extremamente comprometidos com a melhoria da qualidade da Educação do seu município. Com essa jornada, queremos apoiar quem está na linha de frente da Educação e potencializar a criação de uma rede de lideranças públicas capazes de promover reformas efetivas que sejam sustentadas ao longo do tempo”, afirma Gabriel.
Já Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, reforçou a importância da criação de conexões entre os participantes: “é uma formação que irá reverberar ao longo dos próximos meses e anos, com a criação de uma rede muito forte entre nós, trocando sempre informações e caminhos, esse é um dos grandes objetivos da iniciativa”.
A iniciativa é em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, por meio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que certificará os participantes.
O projeto representa o início da estratégia de capacitação direta de gestores públicos. O curso piloto será acompanhado e avaliado como base para o desenvolvimento de possíveis edições futuras.