Todos Pela Educação e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal apoiam projeto de reportagens sobre Primeira Infância na Folha de São Paulo
Financiamento de editoria tem como objetivo fortalecer o jornalismo, garantindo independência editorial, bem como ampliar o debate sobre a temática.
A temática da “Primeira Infância” ganha uma editoria inédita no jornal Folha de São Paulo, desta segunda-feira (13). O projeto, apoiado pelo Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal , inclui uma série de reportagens ao longo de três meses, além de um mini-documentário sobre o tema.
CONFIRA AS REPORTAGENS DA EDITORIA ESPECIAL
Um dos objetivos da iniciativa é colaborar para que o tema ganhe relevância no debate público, bem como apoiar e fortalecer o jornalismo brasileiro. As reportagens serão publicadas nas plataformas do jornal, tanto no impresso quanto no digital. Os conteúdos publicados terão total independência editorial da Folha.
A Primeira Infância é a fase que corresponde aos primeiros seis anos de vida. Atualmente, no Brasil, cerca de dez milhões de crianças nessa faixa etária vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, segundo dados públicos.
Conhecendo os desafios do Brasil e a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano e social, o Todos Pela Educação dedica esforços significativos a contribuir com o avanço das políticas públicas para a Primeira Infância, com diferentes iniciativas ao longo dos anos, produções técnicas e articulações com o poder público.
Grupo de Trabalho
Desde 2023, o Todos Pela Educação e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalham voluntariamente na relatoria técnica do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância, instituído pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (órgão consultivo, ligado ao governo federal).
Outros representantes da sociedade civil participam do GT, cujos objetivos principais são elevar a prioridade para a pauta na agenda do Governo Federal, de forma transversal entre os diferentes ministérios, e contribuir para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.
GT do ‘conselhão’ reúne autoridades e especialistas para debater políticas para a Primeira Infância