Audiência pública discutiu acesso, trajetória, conclusão e aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no âmbito do novo Plano Nacional de Educação
Representado pela diretora de Relações Governamentais, Talita Nascimento, o Todos Pela Educação participou, nesta terça-feira (20), da audiência pública sobre “Acesso, trajetória conclusão e aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio”, realizada pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados. Ela defendeu a necessidade de ajustes nas metas do projeto de lei do novo PNE para torná-las mais factíveis e alinhadas à realidade brasileira, e ainda ambiciosas.
Veja as propostas do Todos para aprimorar o PNE
Os participantes debateram, principalmente, o objetivo 5 do PNE, que determina garantia aprendizagem dos estudantes nessas etapas, em todas as modalidades educacionais, com inclusão e redução de desigualdades.
Na análise do Todos Pela Educação, para transformar o Plano Nacional de Educação em um instrumento efetivo de política pública, é fundamental que suas metas combinem ambição com viabilidade, uma vez que projeções muito distantes das condições atuais correm o risco de se tornarem promessas sem execução.
“É fundamental ainda que a gente olhe para aqueles estudantes que estão com aprendizagem abaixo do básico. Nos próximos dez anos, propomos zerar o total de alunos abaixo do básico no quinto e nono anos do Ensino Fundamental e no terceiro ano do Ensino Médio. É uma meta ambiciosa e uma forma de incentivar ainda mais um olhar equitativo e a redução das desigualdades dentro do sistema educacional brasileiro”, afirma Talita Nascimento.
O debate na Câmara faz parte de um ciclo de audiências e seminários estaduais para discutir a proposta elaborada pelo governo federal. Entre os participantes na audiência desta terça-feira, estiveram presentes representantes do governo federal, do campo acadêmico e de entidades da sociedade civil.
Assista à audiência na íntegra
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