O Todos Pela Educação, junto a outras organizações, especialistas e gestores, é signatário de nota técnica que propõe o fortalecimento da colaboração entre municípios como elemento essencial a ser contemplado no novo Plano Nacional de Educação (PNE). Embora com alcance principalmente local, a cooperação intermunicipal tem potencial de ser instrumento estratégico de alavancagem e sustentação do PNE, ao reforçar a capacidade de gestão municipal e estimular o aprendizado entre redes públicas de ensino.
A nota foi elaborada pelo pesquisador Fernando Abrucio (FGV-SP) e pela Rede de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), e é assinada por dirigentes municipais, educadores e organizações como Instituto Positivo, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), Roda Educativa, Cidade Escola Aprendiz e o professor Mozart Ramos (USP – Ribeirão Preto), além do Todos Pela Educação. O texto destaca que estruturas como ADEs e consórcios intermunicipais, embora ainda limitadas em abrangência, têm gerado boas práticas e melhorias locais significativas.
O documento argumenta que uma governança colaborativa entre municípios é essencial para consolidar avanços na ponta do sistema educacional e criar as condições para uma transformação duradoura e enraizada territorialmente.
Leia a nota técnica na íntegra
LEIA MAIS
Todos defende prioridade ao PNE na reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar de Educação
10 anos do PNE: Todos Pela Educação discute perspectivas para o novo plano