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Todos Pela Educação assina nota técnica em defesa do regime de colaboração no PNE

Sala de aula iluminada por luz natural, com paredes claras e quadro verde ao fundo. Na frente da turma, quatro meninos, todos vestindo camisetas brancas, apresentam um trabalho escolar com uma maquete de uma construção com vegetação ao redor. Eles estão sorrindo e parecem entusiasmados. À esquerda, uma professora aplaude a apresentação, usando um avental azul e óculos. Ao redor, colegas assistem à apresentação; entre eles, uma menina em cadeira de rodas está em destaque, mostrando um ambiente inclusivo. Acima do quadro, há cartazes com o alfabeto em letras maiúsculas e minúsculas.

O Todos Pela Educação, junto a outras organizações, especialistas e gestores, é signatário de nota técnica que propõe o fortalecimento da colaboração entre municípios como elemento essencial a ser contemplado no novo Plano Nacional de Educação (PNE). Embora com alcance principalmente local, a cooperação intermunicipal tem potencial de ser instrumento estratégico de alavancagem e sustentação do PNE, ao reforçar a capacidade de gestão municipal e estimular o aprendizado entre redes públicas de ensino.

A nota foi elaborada pelo pesquisador Fernando Abrucio (FGV-SP) e pela Rede de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), e é assinada por dirigentes municipais, educadores e organizações como Instituto Positivo, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), Roda Educativa, Cidade Escola Aprendiz e o professor Mozart Ramos (USP – Ribeirão Preto), além do Todos Pela Educação. O texto destaca que estruturas como ADEs e consórcios intermunicipais, embora ainda limitadas em abrangência, têm gerado boas práticas e melhorias locais significativas.

O documento argumenta que uma governança colaborativa entre municípios é essencial para consolidar avanços na ponta do sistema educacional e criar as condições para uma transformação duradoura e enraizada territorialmente.

Leia a nota técnica na íntegra

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