Tempo de leitura: 2 minutos

Todos e Conectando Saberes reúnem professores para discutir o contexto da Educação Básica no País

|

Serão 11 encontros ao longo dos próximos meses, envolvendo cerca de 50 educadores de todo o Brasil, para apoiar e informar o processo de fortalecimento da agenda do Educação Já 2022

Se para um País mais justo e desenvolvido precisamos de Educação de qualidade, docentes valorizados, bem preparados, motivados e com boas condições de trabalho são alguns dos pontos principais para alcançarmos o Brasil que queremos. E melhorar significativamente a carreira e a formação docente é um dos desafios mais complexos da Educação.  Pensando nisso, o Todos Pela Educação iniciou em dezembro um amplo ciclo de rodas de conversa com professores e gestores escolares para escutar suas opiniões e percepções sobre múltiplas temáticas abordadas no Educação Já 2022.

Em parceria com a Conectando Saberes**, a ação tem o objetivo de construir um processo colaborativo de diagnóstico e levantamento de propostas de políticas educacionais relacionadas à carreira docente e à gestão escolar. Serão 11 encontros, organizados entre 2021 e 2022, que contarão com cerca de 50 educadores que fazem parte da rede com mais de 900 membros. Os temas serão: formação inicial, atratividade e ingresso na carreira docente; formação continuada; carreira e condições de trabalho; gestão escolar; seleção e formação e gestão escolar; e percepções sobre o trabalho e avaliação.

“Ouvir quem vive os desafios do dia a dia escolar não só é essencial para construirmos uma agenda de propostas que tenham consistência mas, sobretudo, para que possuam aderência às diferentes realidades e contextos de nosso País. Temos um entendimento muito claro no Todos de que política pública bem desenhada é aquela que considera a visão de quem está na ponta como parte central de sua construção, e é por isso que estamos dando tamanha importância e profundidade a esse processo de escuta e diálogo”, afirma Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.

Sobre o Educação Já 2022

Educação Já 2022: uma proposta de agenda estratégica para a Educação Básica brasileira  é uma atualização do documento Educação Já 2018. A versão atualizada leva em consideração os avanços, lacunas e retrocessos das políticas educacionais nos últimos anos, bem como os desafios introduzidos ou agravados pela pandemia, as metas apontadas no Plano Nacional de Educação e a legislação em vigor. As discussões sobre equidade racial são centrais nesse processo. 

O documento foi lançado em versão para debate para que ao longo dos próximos meses haja um amplo processo de escuta, discutindo as propostas apresentadas com profissionais da Educação (professores e gestores escolares), especialistas, gestores públicos, políticos e organizações, visando o aprimoramento e o detalhamento da agenda técnica. As propostas têm a intenção de subsidiar os debates eleitorais em 2022 e, sobretudo, os caminhos a serem perseguidos pelas novas gestões – federal e estaduais – que assumirão em janeiro de 2023.

** Conectando Saberes

A Conectando Saberes é uma rede de apoio feita por profissionais de Educação de todo o Brasil. Seu objetivo é fortalecer a profissão docente e construir em conjunto soluções para os desafios da educação pública. Seja em encontros presenciais ou virtuais, os membros compartilham aprendizados, angústias, obstáculos e vitórias com outros colegas espalhados pelos pelos 89 núcleos e municípios presentes nas 27 unidades federativas do País.

Veja também: Todos inicia rodadas de escuta visando fortalecer a pauta racial em suas propostas do Educação Já 2022