Tempo de leitura: < 1 minuto

Para promovermos um verdadeiro salto de qualidade, a Educação Básica precisa ser uma prioridade suprapartidária

|

Colocar a Educação Básica na pauta nacional faz parte da missão do Todos para amplificar a importância do tema e qualificar o debate educacional.

Seguindo a estratégia de levar as principais mensagens do Todos Pela Educação à diferentes fóruns e atores  do debate público, Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos, esteve no último sábado (26), no 5º Encontro Nacional do Partido NOVO, em São Paulo, para apresentar o Educação Já!.

Na ocasião, Priscila reforçou que após décadas de descaso com a Educação Pública, o Brasil consagrou avanços importantes na área desde a redemocratização.  Alem disso, questionou algumas armadilhas retóricas comumente disseminadas — como a que o Brasil investe muito em Educação — e destacou que soluções como vouchers educacionais não só carecem de evidências robustas sobre sua efetividade mas não atendem ao contexto e desafios que ainda persistem no Brasil: “a chave para promovermos um salto de qualidade passa por uma abordagem sistêmica que posicione as políticas docentes como eixo central da agenda educacional. Se não formos capazes de profissionalizar a carreira docente, melhorar as condições de trabalho e tornar a profissão mais atrativa para os jovens com alto desempenho no Ensino Médio, dificilmente chegaremos lá. E aqui trata-se de um esforço necessariamente suprapartidário.”

++ LEIA MAIS: COLOCANDO A EDUCAÇÃO EM PAUTA – VEJA EM QUAIS OUTROS ESPAÇOS JÁ LEVAMOS O EDUCAÇÃO JÁ!