Tempo de leitura: < 1 minuto

Priscila Cruz participa do Seminário PARC 2021: Compromisso de todos pela alfabetização das crianças

|

Priscila Cruz (Todos Pela Educação) participou nesta terça-feira (05) do Seminário PARC 2021: Compromisso de todos pela alfabetização das crianças, como debatedora do painel “O financiamento educacional e as possibilidades de maior investimento na alfabetização”.

Durante o evento, Priscila abordou a questão da desigualdade: “começamos a investir 15% do PIB do País em Educação há pouco tempo, e com realidades muito díspares. O Fundeb foi importante para equalizar, mas há municípios em que temos 300% de disparidade”. E continuou: “precisamos olhar para os projetos de escolas, por exemplo, alunos de renda mais alta ao chegarem na alfabetização têm quatro vezes mais vocabulário do que os mais pobres, portanto um maior repertório. Investir na capacidade de aprender na Primeira Infância é muito importante, faz parte do pleito por alfabetização”.

Como segunda premissa, a presidente-executiva do Todos coloca algo que define como “revolucionário”: “reverter a lógica das políticas educacionais e investir mais nos mais pobres. Ou seja, quanto menor o nível socioeconômico, maior deveria ser o investimento no aluno”.

Na avaliação de Priscila, estados e municípios têm feito bons trabalhos na Educação, dada a ausência do governo federal: “antes tínhamos que apresentar as pautas, hoje é espontâneo ser horizontalizado”.

O Seminário PARC 2021 é realizado pela Associação Bem Comum, no âmbito da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), com a Fundação Lemann e o Instituto Natura. Para mais informações, acesse aqui.