Painel Educação Já Municípios: ferramenta ajuda gestores a analisar dados e planejar o ensino municipal
Publicado originalmente em 05/10/2020.
Gestores que conhecem os pontos fortes e fracos de suas redes de ensino e que buscam embasamento em evidências são os que dispõem de melhores ferramentas para planejar políticas educacionais de maior sucesso e estruturantes que visem a melhoria da qualidade da Educação Básica. É para apoiar os futuros gestores públicos, qualificar o debate e levar informação aos principais candidatos à eleição 2020 que o Todos pela Educação lança o Painel Educação Já Municípios, que está entre as principais ações da iniciativa Educação Já Municípios.
O QUE É?
O Painel Educação Já Municípios é uma plataforma criada pelo Todos que organiza dados educacionais por município. A ferramenta foi desenhada para apoiar candidatos às eleições municipais e gestores públicos nas propostas de políticas educacionais e ações para a área no período 2021/2024. Ela também pode ser utilizada pela sociedade civil para cobrar os candidatos e monitorar a Educação Básica local.
QUAIS DADOS, ANÁLISES E MATERIAIS ESTÃO NO PAINEL?
Para focar nas iniciativas que podem realmente fazer a Educação Básica melhorar, os gestores públicos precisam de diagnósticos sobre os desafios locais e um mapeamento das áreas prioritárias a serem alvo de políticas públicas. O painel serve como instrumento para apoiar nesse contexto.
1) Dados
Para ajudar na leitura da situação das localidades, o Painel Educação Já Municípios organiza 356 mil dados dos 5.570 municípios do País. As informações estão organizadas em quatro eixos: dimensão da rede, recursos humanos, recursos financeiros e resultados educacionais, veja quais são:
- Uma radiografia da rede: com número de estudantes e matrículas por etapa, de escolas, professores e diretores
- Taxas de formação docente adequada
- Modalidade de seleção de diretores no município
- Recursos financeiros disponíveis via Fundeb e vinculados à Educação
- Nota no Ideb e série histórica do indicador
- Taxas de proficiência em alfabetização escrita, leitura e matemática
- Taxas de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e Matemática por etapa escolar
- Taxas de abandono e reprovação por etapa
ACESSE O PAINEL EDUCAÇÃO JÁ MUNICÍPIOS AQUI
2) Propostas para melhorar a Educação municipal e experiências de sucesso
Já para apoiar os gestores locais a selecionar e projetar ações para a Educação municipal dar um salto de qualidade, a plataforma também traz as propostas do documento técnico Educação Já Municípios, que conta com diagnósticos e análises detalhadas sobre a Educação municipal no Brasil e apresenta recomendações de políticas educacionais para, a curto prazo, enfrentar os dilemas impostos pelo contexto da pandemia, e, a médio prazo, lançar os alicerces para o avanço vigoroso de qualidade da Educação Básica Pública local.
Sabatinas Educação Já
Além da plataforma e do documento base, a iniciativa Educação Já Municípios também contará com os Diálogos Educação Já, uma agenda de sabatinas online entre outubro e novembro com candidatos e candidatas às prefeituras de algumas das maiores capitais de diferentes regiões do País a fim de colocar a Educação Básica na pauta do debate eleitoral 2020 e qualificar os projetos dos concorrente para a área.
A iniciativa Educação Já Municípios
Com as crises impostas pela pandemia da Covid-19, os gestores municipais que tomarão posse em janeiro de 2021 terão pela frente desafios inéditos na Educação. Além das demandas emergenciais da área, será necessário olhar também para medidas mais estruturantes, a fim de garantir o avanço na qualidade do ensino. E para qualificar esse debate e apoiar a melhoria da Educação Básica municipal, o Todos está lançando a iniciativa Educação Já Municípios, que, entre as principais ações traz um documento técnico com recomendações detalhadas de políticas educacionais focadas na atuação municipal; uma plataforma online com dados educacionais de cada cidade do País, além de uma série de entrevistas com candidatos e candidatas às prefeituras em diferentes regiões para estimular futuros gestores a apresentar suas propostas para a área.
Achei de muita importância e valor.
infelizmente, políticos não têm interesse em fortalecer a educação e isso, especialmente no nosso Município, está muito claro e evidente. os profissionais são massacrados, com perda de direitos conquistados ao longo dos anos. mas a iniciativa é de tamanha importância, principalmente pela atual conjuntura na qual nos encontramos. —