Tempo de leitura: 2 minutos

Opinião: Profissão Professor – profissionalização e valorização da carreira docente

"Falta de senso de urgência no Brasil sobre a profissão dos professores", afirma Caroline Tavares
profissão professor fundeb salário

Barbara Bruns, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Global, esteve no Brasil, em fevereiro de 2018, para falar sobre políticas docentes e o seu diagnóstico sobre o cenário brasileiro foi claro: estamos ficando para trás. Enquanto países da América Latina, até mais pobres que nós, têm avançado em mudanças que visam ao aprimoramento da carreira/ profissão e à valorização dos professores – acarretando melhora nos resultados educacionais –, nós ficamos para trás.

O que mais assusta no diagnóstico de Barbara Bruns, contudo, é que ele reforça a falta de senso de urgência com que o Brasil tem lidado com o tema: ainda não conseguimos atrair os alunos do Ensino Médio com o melhor desempenho para a docência; nossos cursos de formação inicial não preparam o futuro professor para os desafios que ele encontrará em sua carreira; não existe uma linguagem comum do que se espera dos professores brasileiros; a carreira docente não está estruturada para incentivar o desenvolvimento de competências essenciais; e os programas de formação continuada são pouco ou nada efetivos.

+LEIA MAIS: RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO EDUCAÇÃO JÁ PARA A PROFISSÃO DE PROFESSOR

Para clarificar o que se espera de políticas docentes bem estruturadas, ela trouxe experiências de nossos vizinhos, como o Chile, que há mais de 20 anos pensa a carreira de maneira coordenada, desde a atração desses profissionais até o desenho de suas carreiras. Lá existem políticas para atrair os alunos de Ensino Médio com melhor desempenho; foi estabelecida uma nota mínima no Enem chileno para ingresso; os programas de formação inicial foram redesenhados com foco na prática; a carreira dos professores foi reestruturada para garantir maiores salários e responsabilidades. No México, políticas de atratividade e de reestruturação semelhantes também avançam, assim como no Peru.

Para Bruns e para outros pesquisadores, o professor é o elemento mais importante para a melhoria da Educação de um país e, por isso, repensar as políticas docentes é urgente e deve ser prioridade. Algumas redes públicas brasileiras já avançam no sentido de garantir uma nova carreira para os professores e o suporte necessário durante o estágio probatório e a formação continuada. É possível encontrar também, no Brasil, instituições de Educação Superior que inovam na maneira de formar esses profissionais. Infelizmente, essas iniciativas são ainda sem escala e sem o suporte necessário para a melhoria contínua.

As medidas desenhadas pelo Educação Já, uma iniciativa suprapartidária que aponta estratégias para implementar mudanças estruturantes no ensino brasileiro, se pautam nas experiências internacionais e nacionais para garantir que consigamos encarar o enorme desafio que temos. Resta dar o caráter de urgência necessário ao tema.

*Caroline Tavares é líder do Movimento Profissão Docente.

Esse é um artigo publicado no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, do Todos Pela Educação e Editora Moderna.

Veja também

Diálogos com Todos: Diálogos com Todos Helton Souto Lima. A imagem mostra Helton Souto Lima, um homem sorridente, de barba e óculos, vestido com camisa branca. Ele está posicionado à direita sobre um fundo desfocado em tons quentes. À esquerda, aparece o título “Diálogos com Todos” entre colchetes em laranja.

Diálogos com Todos: Helton Souto Lima

Helton Souto Lima é cofundador, presidente e líder do círculo Articulação Política do Instituto DACOR – Dados Contra o Racismo, uma das organizações que estão conosco na coalizão Educação Já Municípios.

Diálogos com Todos: Professora Giovanna Macedo

Vídeo gravado pela professora viralizou nas mídias sociais, ao mostrar a emoção das crianças ao “se verem” no futuro, em suas profissões dos sonhos. Para gerar as imagens, a professora Giovanna utilizou Inteligência Artificial (IA), com a ferramenta Chat GPT. 

Quer receber uma newsletter mensal que traz os destaques do Todos Pela Educação? Preencha os dados e receba a “Todos em Dia".

    Quero receber e-mails informativos

    1

    Li e concordo com a política de privacidade e proteção de dados do Todos Pela Educação

    1